top of page

Por meio da Ageac, Governo do Estado se coloca à disposição de Xapuri diante do risco de novas cheias

  • Foto do escritor: Prefeitura de Xapuri
    Prefeitura de Xapuri
  • 13 de mar.
  • 2 min de leitura


Na manhã desta quinta-feira, 13, o prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, recebeu a visita institucional do presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), Luís Almir Brandão Soares. A reunião teve caráter preventivo, considerando as fortes chuvas que vêm atingindo o estado e a possibilidade de novas enchentes do Rio Acre.


Durante o encontro, Luís Almir destacou que a visita foi uma orientação do Governo do Estado para reforçar o apoio ao município em caso de necessidade. Ele mencionou que, na quarta-feira, 12, participou de uma reunião com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Batista, e com o diretor da Casa Civil, Ítalo Medeiros, que recomendaram sua ida a Xapuri para oferecer suporte antecipado à gestão municipal.

"O prefeito deve contar com a gente. Nossa vinda a Xapuri tem o objetivo de garantir que qualquer ação emergencial necessária seja conduzida com organização e rapidez, evitando dificuldades de última hora", afirmou o presidente da Ageac.

O prefeito Maxsuel Maia agradeceu a visita e ressaltou que tem acompanhado de perto a movimentação das águas, reforçando a importância desse apoio do Governo do Estado.



"A presença do presidente da Ageac aqui nos traz mais tranquilidade, pois sabemos da competência dele e do compromisso do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza em ajudar Xapuri. Estamos pedindo a Deus que a enchente não aconteça, mas, se vier a ocorrer, estaremos trabalhando juntos – governo e prefeitura – para atender a nossa população da melhor forma possível", destacou o prefeito.

No ano passado, Xapuri enfrentou a segunda maior enchente de sua história, com o Rio Acre atingindo a marca de 17,08 metros, o que resultou em 161 pessoas desabrigadas e 444 desalojadas no município. A maior de todas foi em 2015, com o manancial atingindo 18,30 metros, inundando quase 40% da zona urbana do município. Na ocasião, 133 famílias ficaram desabrigadas e 478 desalojadas.



A Prefeitura de Xapuri segue monitorando as condições climáticas e trabalhando em parceria com o Governo do Estado para garantir uma resposta rápida e eficiente caso a cidade enfrente novas enchentes.


Fotos: Davi Castelo/Dircom Xapuri.

bottom of page