No Palácio Rio Branco, Prefeito Bira Vasconcelos e governador Gladson Cameli realizam reunião de trabalho para reconstrução do município e apoio as famílias

Na manhã desta quinta-feira, 07, o prefeito de Xapuri Bira Vasconcelos foi recebido no Palácio Rio Branco pelo governador do Estado do Acre, Gladson Cameli e sua equipe de governo. Bira Vasconcelos foi em busca de parcerias para Xapuri, oportunidade em que expôs projetos importantes para o desenvolvimento de Xapuri e a reconstrução da cidade pós os efeitos devastadores causados pela enchente do Rio Acre.

Em um primeiro momento foram traçadas ações emergenciais entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Xapuri para a amenização dos efeitos devastadores causados pela enchente do Rio Acre no município, como a recuperação de ruas e bairros da cidade, e a construção de moradias populares para aquelas pessoas que residem em áreas alagadiças.

Em um segundo momento, Bira Vasconcelos expôs projetos estratégicos complementares à construção da Ponte da Sibéria e o asfaltamento da estrada da Variante.

O prefeito de Xapuri destacou ainda a necessidade de promoção de melhorias no acesso à Ponte da Sibéria (lado do Centro da cidade e do bairro Sibéria) com o alargamento de ruas e a criação de novas ruas no entorno da futura Ponte, e ações de fortalecimento do escoamento da produção a partir do asfaltamento da estrada da variante.

Ficou acertado que a partir da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Xapuri as obras da ponte e da estrada da variante serão retomadas a todo vapor em Xapuri a partir de abril de 2024.

“A reunião foi muito boa. O governador Gladson Cameli e sua equipe nos recebeu muito bem, e ainda se comprometeu em viabilizar projetos e recursos para o atendimento de nossas demandas. Somos gratos, pois sabemos que Xapuri muito carece dessa ajuda do Governo do Estado. Somos um município pequeno com poucos recursos e dependentes de auxílio do Governo Federal e Estadual. Coisas boas virão pra Xapuri”, destacou Bira Vasconcelos ao término da reunião.

Com pico de 17,09 metros, a enchente de 2024 em Xapuri é a segunda maior desde que se tem registro.

Toda a cidade (zona urbana e rural) foi afetada, cerca 600 famílias foram desabrigadas e/ou desalojadas, e diversos órgãos públicos e serviços essenciais afetados, como a Casa Chico Mendes, OCA, Hospital Epaminondas Jácome, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Administração e Finanças, Secretaria Municipal de Assistência Social, Correios, Paróquia São Sebastião, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Quartel da Polícia Militar e outras repartições públicas e privadas.