Atualizado: 16 de mai. de 2023

Prefeitura de Xapuri publica edital para processo de escolha de conselheiros tutelares para o próximo quadriênio

A Prefeitura de Xapuri divulgou em seu site o edital para o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares que irão atuar no município nos próximos quatro anos. O processo seletivo será regido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e tem como objetivo selecionar os candidatos que apresentem perfil adequado para o exercício das atribuições do cargo.

Os interessados em participar do processo de escolha deverão atender aos requisitos estabelecidos pelo CMDCA, como ter idade igual ou superior a 21 anos, residir no município de Xapuri há pelo menos dois anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter formação em nível médio completo, entre outros critérios. O edital prevê ainda a realização de prova de conhecimentos específicos sobre a Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como análise de documentos e avaliação psicológica. Os candidatos aprovados em todas as etapas serão submetidos a eleição popular, por meio de voto direto, secreto e facultativo, que ocorrerá no dia 1 de outubro de 2023.

O processo de escolha de conselheiros tutelares é fundamental para garantir a proteção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no município de Xapuri. Segundo o presidente do CMDCA, Thiago Fabrício, "a seleção dos novos conselheiros é um momento importante para a cidade, pois estamos escolhendo pessoas que serão responsáveis por garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam preservados e protegidos".

O edital completo do processo de escolha de conselheiros tutelares está disponível no site da Prefeitura de Xapuri (www.xapuri.ac.gov.br). Os interessados devem ficar atentos aos prazos e requisitos estabelecidos no edital para participar do processo seletivo e contribuir para o fortalecimento da proteção dos direitos da criança e do adolescente no município.

1ª ETAPA DO PROCESSO DE ESCOLHA – INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS
Data: 12 a 31 de maio de 2023 (em dias úteis)
Horário: 08h às 12h e das 14h às 16h
Local: Secretaria Municipal de Assistência Social na Rua Coronel
Brandão, Nº 100, Bairro Centro, CEP 69930-000 XAPURI/AC

Veja demais informações abaixo.