Xapuri adere a sistema nacional da igualdade racial

Com adesão, a prefeitura agora é responsável pela implementação das políticas públicas destinadas a superar as desigualdades raciais

O município de Xapuri dá um passo importante ao aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Isso significa, na prática, que o município, agora, é responsável pela implementação das políticas públicas destinadas a superar as desigualdades raciais. O Sinapir se apresenta como o canal para que o município tenha acesso a recursos para aparelhar seus conselhos de igualdade racial.

Foto: Marcos Vicentti/Secom

O Sinapir tem como objetivo organizar e articular a implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar desigualdades étnico-raciais no Brasil. Os estados e municípios que entrarem no sistema podem concorrer ainda a bonificação de 50% de pontos nos editais anuais da Sinapir. Além disso, as unidades podem ter Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.

A solenidade de formalização aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac) hoje pela manhã. Xapuri foi representado pelo prefeito Bira Vasconcelos (PT) que recebeu das mãos do Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, Paulo Roberto, o termo de adesão ao SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial).

Ao lado do governador Gladson Cameli, o prefeito Bira Vasconcelos, comemorou a adesão “O município de Xapuri vem reunindo instrumentos funcionantes e com um desejo de estruturar e aparelhar o Conselho de Igualdade Racial". O prefeito também explicou que a administração municipal trabalha diariamente para que todas as políticas sociais possam chegar a todos os munícipes independente de cor, raça, sexo, orientação etc, e que iniciativas como o Sinapir são fundamentais para esse trabalho afim de cumprir os objetivos com o povo xapuriense.

"É um ganho enorme para Xapuri. Para nós todos são iguais perante a lei, somos daltônicos na elaboração de políticas públicas, e nosso intuito é beneficiar todos, sempre” finalizou o chefe do executivo municipal.

Estiveram também no evento além do Bira Vasconcelos (Xapuri), representantes do governo federal, Secretário Nacional de Igualdade Racial, Paulo Roberto, o governador Gladson Cameli, Secretária Estadual de Assistência Social, Ana Paula Lima, e os prefeitos Jailson Amorim (Rodrigues Alves), João Edvaldo Padeiro (Bujari), Jerry Correia (Assis Brasil), José Altamir Sá ( Santa Rosa), Sebastião Souza( Porto Valter), Fernanda Hassem (Brasiléia) e Sérgio Lopes (Epitaciolândia).

O que é o Sinapir

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) foi instituído pelo Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288/2010) como forma de organização e articulação, voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas no Brasil.