Saúde promove capacitação sobre Tuberculose aos profissionais da área de saúde

Atualizado: 27 de abr. de 2022

A Prefeitura de Xapuri por meio da Secretaria de Saúde (Semusa) em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) realizou uma capacitação sobre Tuberculose aos profissionais da área de saúde.

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 27, na UFAC e foi ministrada pela equipe da área de Tuberculose da SESACRE e contou com a participação de vários profissionais e uma infectologista, além de médicos e enfermeiros xapurienses e internos do curso de medicina da UFAC em Xapuri, para que pudessem tratar de temas como diagnóstico, tratamento, acompanhamento de casos de tuberculose.

Também foi realizado uma reunião com a equipe do laboratório municipal e de vigilância em saúde e atenção básica de Xapuri, para esclarecimento de dúvidas e outras questões no âmbito da saúde pública.

"A intenção é preparar os profissionais de saúde para realização de ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de casos de Tuberculose, atualizar profissionais de saúde de Xapuri sobre a doença, importância, diagnóstico e tratamento." esclareceu o secretário Wagner Menezes.

Sobre a tuberculose e tipo de teste

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada, em grande parte dos casos, pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a tuberculose é uma das dez maiores causas de morte em todo o mundo, com 10 milhões de novos casos notificados por ano, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. o teste tuberculínico ou PPD (derivado de proteína purificada, na sigla em inglês) é um exame subcutâneo em que uma fração do bacilo de Koch (bactéria causadora da tuberculose) é injetada no braço do paciente Se houver reação, indica que ele foi infectado. Ele ainda está assintomático e não transmite a doença. Nesse caso, inicia-se o tratamento preventivo, com apenas um medicamento.