Prefeitura injetará 3,5 milhões de reais na econômia de Xapuri em dezembro

O prefeito Bira Vasconcelos (PT) após o anúncio do abono aos professores, destacou que há uma expectativa bastante positiva no município para este final de 2021, com relação à economia por conta da previsão de uma maior circulação de dinheiro, já que 3,5 milhões de reais serão injetados com os pagamentos de salários de fim de ano e do abono dos professores com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Nossa expectativa é muito boa, a prefeitura está com as suas contas equilibradas, vamos pagar todos os fornecedores. Com esses mais de R$ 3,5 milhões circulando apenas pela prefeitura, além do que circulará pelo governo estadual, Xapuri vai ter um fim de ano bem movimentado e uma recuperação da economia, se Deus quiser”, completou o gestor municipal.
Prefeito Bira Vasconcelos
Prefeito Bira Vasconcelos

Segundo o prefeito, o mês de dezembro de 2021, será bem melhor que o dezembro de 2020, com relação às limitações impostas pela pandemia da covid-19 e no dinheiro que deverá circular no município por conta dos pagamentos dos salários dos funcionários e do abono do Fundeb.


Para tanto, a gestão municipal divulgou um cronograma de atividades para o último e mais esperado mês do ano.


No que diz respeito aos eventos, a prefeitura apoia um projeto musical de valorização das mulheres cantoras de Xapuri, que terá uma apresentação no dia 10 de dezembro de 2021. O município também pretende realizar o réveillon neste ano. O chefe do executivo faz apenas uma ressalva de que a concretização do evento estará sujeita às orientações do Comitê da Covid-19 e aos protocolos de segurança.

“Infelizmente, essa semana nós tivemos um caso de Covid-19, depois de três meses, o que nos deixa em alerta, mas estamos cuidando da situação e estamos com mais de 85% do público-alvo vacinado e acreditamos que vamos conseguir fazer esses eventos com tranquilidade, porém sempre atentos às medidas de prevenção necessárias”, disse o prefeito.

A prefeitura entregou recentemente a iluminação natalina da praça Barão do Rio Branco, da igreja de São Sebastião, e nos próximos dias deverá iluminar também a praça Getúlio Vargas, que foi restaurada e reinaugurada neste ano. O local é um dos espaços públicos mais frequentados da cidade, mas que esteve em péssimo estado de conservação durante muitos anos.


Por fim, a Prefeitura de Xapuri através da Secretaria Municipal de Trabalho e Bem-Estar Social (SEMTABES) realizará a campanha Natal Feliz, e fará a distribuição de brinquedos para crianças carentes em todos os bairros da cidade. Os recursos da ação são provenientes da gestão municipal - recursos próprios.