top of page

Prefeito discute participação de Xapuri no Festival da Castanha, em fevereiro

  • Foto do escritor: Prefeitura de Xapuri
    Prefeitura de Xapuri
  • 28 de jan.
  • 2 min de leitura

ree

O presidente da Central das Cooperativas de Produtores Extrativistas do Estado do Acre (Cooperacre), José Rodrigues de Araújo, acompanhado da técnica Mayra Araújo, apresentaram ao prefeito Maxsuel Maia, e ao secretário municipal de Agricultura, Eliomar Soares, nessa segunda-feira, 27, os detalhes da organização do Festival Internacional da Castanha (nome provisório) previsto para ser realizado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, em Epitaciolândia.


De Araújo, como é mais conhecido, também é presidente da Cooperativa Agroextrativista de Brasiléia (Copaeb). Ele busca parcerias com os prefeitos dos municípios da regional do Alto Acre mais Capixaba para participação no evento que vai reunir expositores de produtos da cadeia da castanha do Brasil, Bolívia e do Peru.


“Estamos dialogando essas parcerias com as prefeituras, tanto no que diz respeito ao apoio logístico quanto à participação no evento. Nosso objetivo é envolver todos que tenham relação com a castanha como produto de destaque na região, promovendo uma troca de conhecimentos e experiências entre produtores, técnicos e gestores públicos”, explicou.


O prefeito Maxsuel Maia acenou positivamente para a parceria, inclusive com a possibilidade de a Secretaria Municipal de Agricultura ter um espaço no evento para a divulgação de serviços. Ele lembrou que Xapuri tem uma produção de cerca de 70 mil latas de castanha/ano, tendo o produto grande relevância para a economia do município.


“Sou entusiasta do evento e quero estar lá. Será uma grande oportunidade para mostrar a importância da produção de castanha para a economia local. Estamos prontos para apoiar e participar ativamente deste encontro que reunirá produtores do Brasil e dos países vizinhos”, reforçou o prefeito.


ree

Fundada em 2001, a Cooperacre surgiu da necessidade de unir cooperativas extrativistas do estado do Acre em busca de melhores oportunidades e negócios para os produtos da floresta. Atualmente, a cooperativa é responsável pela maior produção de castanha-do-Brasil beneficiada do país e quer se tornar a maior do mundo.


Fotos: Davi Castelo/Dircom Xapuri.

bottom of page