Firjan divulga índice IFGF 2019 (ano base 2018) e atesta Xapuri com boa gestão fiscal

Divulgado ontem (31/10) pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o estudo avaliou o desempenho econômico de 5.337 cidades brasileiras. A conclusão é que 73,9% desses municípios estão em situação fiscal difícil ou crítica. São 3.944 cidades nesta condição, incluindo nove capitais: Florianópolis, Maceió, Porto Velho, Belém, Campo Grande, Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro e São Luís. No Acre, mais de 50% dos municípios estão em situação fiscal crítica, tendo em vista que não alcançaram nota 4 no Ìndice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF).

Os indicadores avaliados no IFGF são autonomia, gasto com pessoal, investimentos e liquidez. Os municípios de Bujari, Jordão, Rodrigues Alves, Porto Acre, Senador Guiomard, Marechal Thaumaturgo, Acrelândia, Capixaba, Feijó, Plácido de Castro, Porto Walter e Santa Rosa do Purus, apresentam quadro crítico.

Em situação avaliada como de “boa gestão” se encontra apenas Xapuri, terra de Chico Mendes. Com índice de 0,7010, está atrás somente da capital Rio Branco, que á a 1º no ranking, ou seja, Xapuri é o 2º no ranking de boa gestão fiscal e desenvolvimento. Como na maioria do Acre, o cenário nacional é complicado: três em cada quatro municípios brasileiros apresentam gestão fiscal em dificuldades ou crítica. E um terço das cidades do país não se sustenta, já que a receita gerada localmente não é suficiente para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura.

O Prefeito Bira Vasconcelos disse que a gestão financeira, contábil e fiscal do município xapuriense, vêm sendo administrativa com lupa, tentando fazer mais com menos, priorizando a folha de pagamento dos servidores, os investimentos em educação, saúde, agricultura, infraestrutura e outras áreas. Bira diz que a gestão ao longo dos quase 3 (três) anos vem analisando melhor todo investimento realizado, trabalhando o orçamento da melhor forma, para cumprir as promessas de campanha e devolver a população xapuriense a esperança e o brilho nos olhos.

A divulgação do IFGF 2019 (ano base 2018), atesta, que o trabalho de governança do município, está no caminho certo, sendo bem realizado, que a gestão municipal vêm desenvolvendo o município de Xapuri.

O estudo completo pode ser obtido no endereço site da FIRJAN (www.firjan.com.br).

Com informações de FIRJAN e AC24horas.