Estado e Município garantem assistência aos moradores de Xapuri afetados pela cheia do rio

Em Xapuri, as águas começam a baixar e o governo do Estado do Acre está presente com ações de suporte aos moradores. O governo empenhou equipes desde os primeiros sinais de transbordamento do nível do Rio. E sabendo da necessidade em decorrência da cheia, foi destacada equipes e donativos para auxiliar a prefeitura do município na assistência à população.

O município já recebeu mais de 300 cestas básica e outros donativos. E neste sábado, 2, foram entregues mais 250 cestas, kits de limpeza e água mineral.

Sob a coordenação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), o Estado se faz presente junto com a defesa civil, Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições de governo nas ações de suporte ao município, desde o resgate, deslocamento, apoio aos abrigos, e também na assistência aos moradores que decidiram não sair de sua casa.

“Estamos oferecendo em conjunto com a Assistência Social do Município, água e alimentos, e uma estrutura mínima, com equipes em campo levando rio abaixo os mantimentos para essas famílias”, destacou o presidente da Ageac, Luís Almir Brandão.

“As nossas equipes estão desde o início da operação em campo, com o apoio de instituições estaduais e municipais, bem como os civis. Nós dividimos essas equipes em dois turnos, dia e noite para oferecer o suporte necessário e socorro às vítimas”, explica o capitão do CBMAC no município, Osimar Farias.

Ao todo mais de 700 famílias já foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, sendo mais de seis mil pessoas afetadas direta e indiretamente.

O presidente da Ageac relata também o apoio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) para o abastecimento de água com o envio de caminhões-pipa, com a Energisa ligando e religando nos locais que já apresentaram vazante. “O auxílio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) também se faz presente no envio de máquinas para a limpeza da cidade, ou seja, um trabalho conjunto das instituições de governo em parceria com a prefeitura de Xapuri”, afirmou.

“Somos o contato facilitador entre o município e o governo do Estado, ou governo federal se necessário, para que com isso as famílias afetadas tenham assistência em tempo hábil”, acrescenta Luís Almir.

Galeria de fotos: