Xapuri é destaque no atendimento de pré-natal, segundo o programa previne Brasil do ministério da saúde.

Com os resultados divulgados pelo Ministério da Saúde no programa Previne Brasil, 3 dos 7 indicadores de Saúde tratam de pré-natal, em 2 deles o Município de Xapuri ficou em 1º lugar do Acre, no Indicador 1: Mínimo de 6 consultas de Pré-natal e a primeira até a 12ª semanas o município obteve 70% ficando em primeiro no estado, no segundo indicador, testagem rápida nas gestantes o município atingiu 96% também em primeiro, no indicador saúde bucal na gestante a cidade saltou de 7% em 2021 para 56% representando um avanço. Os feitos nesses indicadores representam os esforços e investimentos da gestão e o envolvimentos das equipes desde a atuação do ACS, até as consultas com médicos, enfermeiros, dentistas e demais. O município intensificou a capacitação dos profissionais e educando a população em saúde através de grupos educativos, e monitorando em tempo real seus dados estatísticos.

O subsecretário Daniel Lima agradeceu o empenho da equipe técnica da SEMUSA e dos profissionais das UBS que já trabalham há um tempo em busca das melhorias, e estão em constante atualização, e considerou que estamos no caminho certo, destacou que a cidade mandou fazer cadernetas considerando que o governo federal não havia repassado, prioriza exames nas gestantes, a busca ativa dos ACS, e o empenho dos profissionais para que as gestantes não percam as consultas.

Nos demais indicadores o município tem números, satisfatório no indicador de cobertura vacinal de penta e polio, e intensificará as ações de prevenção através do exame citopatológico, e acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos, números ainda considerados que precisam melhorar e necessitam do envolvimento da população.