Xapuri promove a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, destacando a importância da proteção em tempos de pandemia

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes CMDCA de Xapuri, realizou no dia de hoje 22 de maio de 2023 a 12° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes no município, evento que reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e jovens engajados.

Com o tema "A garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade", a conferência destacou a importância de proteger os direitos das crianças e adolescentes mesmo em tempos desafiadores.

Durante o evento, cinco eixos fundamentais foram discutidos, gerando propostas significativas que serão levadas à Conferência Estadual, marcada para os dias 26 e 27 de julho de 2023, na cidade de Rio Branco-Ac. A presença do prefeito municipal, Bira Vasconcelos, da Secretária de Educação, Fernanda Abreu, do Secretário de Cultura, Jorge Alves, e da Secretária de Assistência Social, Dayana Castelo, ressaltou o comprometimento da gestão Xapuri com a causa e reforçou o empenho em garantir o bem-estar e a proteção dos jovens do município.

A conferência contou com a valiosa participação de crianças e adolescentes, que expressaram suas perspectivas e contribuíram com propostas para melhorar as políticas públicas direcionadas à sua faixa etária. Além disso, o evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pela ornamentação, lanche e suporte logístico, demonstrando o compromisso integral de todos os envolvidos em fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes.

Thiago Fabrício, presidente do CMDCA de Xapuri, enfatizou a relevância das propostas discutidas durante a conferência, ressaltando o objetivo de aprimorar as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, a fim de fortalecer a rede de proteção e garantir um futuro seguro e próspero para essa importante parcela da sociedade.

A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Xapuri-Ac foi um marco significativo no esforço conjunto da gestão municipal, liderada pelo prefeito Bira Vasconcelos, e da comunidade local para promover a proteção e garantir a integralidade dos direitos de crianças e adolescentes, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. A participação ativa de todos os envolvidos evidencia o comprometimento em construir um futuro mais justo e igualitário para as gerações futuras.