Xapuri melhora qualidade de oferta de pré-natal segundo indicadores de saúde

O programa Previne Brasil estabelece sete indicadores de saúde para o município, em 2 deles Xapuri vem melhorando no decorrer dos anos, e no último quadrimestre de 2021, obteve a melhor percentagem se comparado aos demais municípios.

- Proporção de pelos menos 6 consultas de pré-natal;

- Realização de Exames de HIV e Sífilis durante a gestação.

Os outros indicadores são: Proporção de gestantes com atendimento odontológico, Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS, Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS, Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre, Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada. Nesses, a Secretaria Municipal de Saúde tem atuado junto com os profissionais em capacitações de sistema e planejamento e ações estratégicas que certamente farão que nos próximos quadrimestres o município melhore ainda mais, tendo em vista que foram detectadas falhas técnicas e não apenas assistenciais.

O Previne Brasil avalia os indicadores quadrimestralmente e as equipes de saúde de Xapuri muito se esforçam para terem além de uma boa qualidade de saúde ofertada, que isso também reflita em números e indicadores, o que vem acontecendo.