Xapuri: Escola Municipal Rita Maia representa o Estado do Acre na fase Nacional dos Jogos Escolares

É Xapuri!

Escola Municipal Rita Maia, do municíio de Xapuri, representa o Acre na fase Nacional dos Jogos Escolares

A Escola Municipal Professora Rita Maia é a representante do Estado do Acre nos jogos escolares na fase nacional, com as modalidades de Jiu-jitsu e luta Olímpica.

A gestora da Escola, professora Valcidene, destacou a importância que representa o feito de Xapuri, ao atingir esse ápice nos jogos escolares, com essas duas modalidades fruto da educação física. "Estamos super felizes pela participação da nossa Escola e da dedicação dos alunos e atletas do ensino fundamental, que agora colhem os frutos do esforço nas aulas de educação e podendo representar o seu Estado e a nossa amada Xapuri" ressaltou a gestora.

Em Xapuri as modalidades de jiu-jitsu e luta olímpica, foram introduzidas durante as aulas de educação física, na escola Rita Maia, pela coordenação sob a liderança do professor Cleilton Almeida, que há tempo trabalha com artes marciais em Xapuri e outras partes do Acre.

Boa parte dos alunos e atletas, adotaram as aulas, e acabam inclusive optando por seguir numa academia, visando se formar e também abrir a sua própria academia, iniciando um empreendimento que gera emprego e renda, além de melhorar as habilidades e poder participar de diversas competições no Estado, na região norte e campeonatos pelo Brasil. Cleilton frisa que um exemplo de atleta é o Amarildon de Epitaciolândia, o professor Zé Roberto (Jacaré) de Rio Branco. "São atletas que treinaram muitos anos na academia, desde criança, chegaram a faixa preta e conseguiram ser campeões das copas internacionais a nivel mundial e também campeão europeu de jiu-jitsu." disse o professor. Segundo Cleilton Almeida, Xapuri é o berço dos campeões no Acre, e citou o casodo atleta Francimar Bodão, conhecido no Estado do Acre e no Brasil, e com passagens pelo UFC, que mora atualmente na Rússia. "O Bodão é um exemplo dos trabalhos sociais que fazemos em Xapuri, é fruto daqui" pontou o mestre.

A Professora Valcidene, aproveitou para lembrar que o professor de educação física, participa de inúmeros campeonatos pelo Brasil, como a Copa HBJ em Rio Branco deste ano '2022', onde encerrou a competição em primeiro lugar. "Veja que sucesso, os alunos aprendem disciplina, foco, respeito e muitas coisas com o professor" pontou e frisou que o professor agora vive a felicidade de ter três atletas no Rio de Janeiro (RJ) participando da fase nacional dos jogos escolares.

Xapuri deve levar ainda entre os dias 7 ou 8 de novembro de 2022, mais atletas que participarão da fase nacional. "Atualmente temos três atletas na modalide de Judô e agora iremos enviar mais três da luta livre "Luta Olímpica", destaques entre os mais de 400 alunos, que fazem as alas de educação física em nossa rede de ensino" pontou a gestora da escola.