Xapuri celebra abertura da Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal com presença de autoridades e reafirmação do compromisso com a cidadania
- Prefeitura de Xapuri

- 23 de jun. de 2025
- 3 min de leitura

Na manhã desta segunda-feira, 23, a quadra esportiva da Escola Estadual Divina Providência foi palco da abertura oficial da terceira edição do Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com diversas instituições públicas e com o apoio da Prefeitura de Xapuri.
O evento, que segue até a próxima sexta-feira, 27, marca um momento histórico para o município, o único do Acre contemplado nesta edição. Durante cinco dias, mais de 50 instituições parceiras estarão reunidas para oferecer serviços essenciais à população nas áreas de documentação civil, previdenciária, trabalhista, jurídica, médica, odontológica, ambiental, fundiária, de proteção à infância e juventude, além de atividades educativas como cursos e oficinas.
Representando o município e a administração municipal, o prefeito Maxsuel Maia destacou a importância da ação para os xapurienses. Em seu discurso, ele falou da emoção de receber o programa e da relevância do esforço coletivo que possibilitou a realização do evento.

“É um dia de profunda alegria para todos os xapurienses porque a gente está recebendo essa edição do Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal. E nós temos a consciência de que somos o único município do estado do Acre, então a gente se sente hoje uma população privilegiada e muito feliz com esses atendimentos que vão levar ao povo de Xapuri dignidade, cidadania. E eu tenho certeza que isso só é possível graças à união de forças. Sozinho a gente não consegue fazer nada, então eu fico feliz quando vejo tanta representatividade, tantos órgãos aqui presentes para oferecer esse atendimento especial e cuidar do povo de Xapuri. Sejam todos muito bem-vindos a Xapuri e podem contar com a nossa prefeitura durante toda essa semana”.

A abertura contou também com a participação do conselheiro do CNJ, Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, que reforçou o compromisso do Conselho com o fortalecimento da cidadania na região amazônica. Segundo ele, a iniciativa busca superar as dificuldades de acesso enfrentadas por muitas comunidades.
“É importante que essa iniciativa não se esgote nos serviços que serão prestados nesta semana que se inicia hoje. É extremamente relevante que a presença do CNJ signifique um recado para a sociedade brasileira no sentido de que pretendemos um trabalho cooperativo, em comunhão com as demais instituições que já prestam esses serviços localmente, de maneira que a gente consiga minimizar as dificuldades de acesso e apresentar toda a carta de justiça e direitos humanos de que a sociedade brasileira é destinatária”, destacou o conselheiro.
O desembargador Samoel Evangelista, coordenador do Projeto Cidadão e representante do Tribunal de Justiça do Acre na solenidade, reforçou a importância da união institucional para garantir o alcance das políticas de cidadania em todas as regiões do país, especialmente na Amazônia.
“Caminhar sozinhos não nos leva a lugar nenhum. O que vemos aqui é o resultado de parcerias formadas ao longo de décadas, com o objetivo de garantir cidadania, justiça e inclusão social. A presença de tantos órgãos juntos, trabalhando em cooperação, mostra que é possível vencer os desafios de acesso aos direitos básicos, especialmente em uma região como a Amazônia, de tantos desafios geográficos e sociais. O Projeto Cidadão, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Acre há mais de 30 anos, é um exemplo desse compromisso com as comunidades mais afastadas. A história de sucesso dessas ações reforça a importância de unirmos esforços e recursos para promover justiça social e desenvolvimento sustentável em nossa região”, afirmou o desembargador.

Serviços oferecidos
A população de Xapuri terá acesso, durante toda a semana, a uma gama de serviços, incluindo:
Emissão de documentos como RG, CPF e certidões;
Atendimentos previdenciários, com orientações sobre aposentadoria e benefícios sociais;
Serviços relacionados ao FGTS, PIS e seguro-desemprego;
Atendimento médico e odontológico;
Orientação jurídica;
Soluções para questões ambientais e fundiárias, como o Cadastro da Agricultura Familiar, Bolsa Verde e créditos para assentamentos rurais;
Atendimentos voltados à proteção da infância e adolescência;
E ainda: cursos, oficinas e rodas de conversa.
Compromisso com a cidadania
A Prefeitura de Xapuri, parceira na realização do evento, reafirma seu compromisso em colaborar com toda a logística e estrutura necessária para garantir que os atendimentos ocorram com qualidade e segurança. O objetivo é que cada cidadão de Xapuri tenha acesso facilitado a direitos que fortalecem a inclusão social e a justiça.









