Undime reúne Colegiado Ampliado em Brasília, para discutir educação empreendedora

Prefeitura de Xapuri, por meio da SEME, participa do primeiro encontro de 2023 com o grupo que reúne a diretoria executiva nacional, presidentes e vice-presidentes estaduais

A Undime realiza, nesta segunda (23) e terça-feira (24), reunião do Colegiado Ampliado, grupo formado por dirigentes municipais de educação que integram a diretoria executiva nacional, os presidentes e vice-presidentes das 26 seccionais estaduais e o Distrito Federal. O encontro acontece em Brasília e marca o início das atividades de 2023.

Pela manhã, a pauta foi a Educação Empreendedora, com a realização de oficina por integrantes da equipe do Sebrae, a partir do objetivo de tornar o tema acessível a todos os profissionais da educação e estudantes da Educação Básica da rede pública de ensino, por meio do desenvolvimento de competências empreendedoras, a partir das competências socioemocionais.

Em sua fala o vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, ressaltou a importância da parceria institucional firmada com o Sebrae para fortalecer ações voltadas para o desenvolvimento da educação empreendedora nas redes municipais. "Sabemos que reunir o Colegiado Ampliado é um desafio complexo em função da logística necessária, uma vez que envolve deslocamento de dirigentes de todos os estados. Sendo assim, a parceria com o Sebrae tem sido fundamental no sentido de viabilizar uma agenda permanente de encontros que permitem dar continuidade a ações voltadas para a educação empreendedora e outros assuntos estratégicos para a Undime”.

A gerente da unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Edleide Epaminondas, explicou que o projeto de educação empreendedora que desenvolvem tem muita ligação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). "Temos muito a entregar. O significado do empreendeder é tranversal a várias competências da Base, mas estamos diretamente ligados ao projeto de vida".

"Essa é uma agenda de vocês, Undime. Precisamos saber como podemos ajudá-los a desenvolverem esse tema na ponta. Não estamos falando necessariamente só sobre educação empreendedora, mas de todo o escopo do nosso trabalho como Sebrae", disse a analista técnica do Sebrae e gestora da parceria com a Undime, Manoela Alexandre.

No período da tarde, a pauta contemplou um breve relato feito pelos presidente e vice-presidente da Undime sobre as visitas realizadas, na última semana, no Ministério da Educação, nas secretarias de Educação Básica (SEB), de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Além disso, foi lançado o volume 2 do livro da Undime "Educação em movimento: o percurso histórico da BNCC até os novos currículos", cuja edição e publicação é de responsabilidade da Fundação Santillana.

Busca Ativa Escolar

A estratégia Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) também foi pauta do encontro.

Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil; Julia Ribeiro, oficial da Área de Educação do UNICEF no Brasil; e Daniela Rocha Magalhães, oficial de Educação do UNICEF no Brasil estiveram presentes e conversaram com os dirigentes sobre a parceria da Undime com o UNICEF no âmbito da estratégia Busca Ativa Escolar com ações voltadas para o ano de 2023. Falaram sobre ações de mobilização e engajamento, desenvolvimento tecnológico, materiais de apoio e comunicação, apoio técnico aos municípios e ações de advocacy.

Xapuri marcou presença, com a Secretária Municipal de Educação professora Fernanda Abreu, que também é vice-presidente da UNDIME/Acre. A agenda teve a participação de outros representantes da educação municipal do Estado, presidentes e vice-presidente das UNDIMEs de todo o Brasil.

Segundo Fernanda Abreu, foram discutidas várias pautas, voltadas para as ações educacionais para o ano de 2023.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, participou da reunião e destacou vários pontos sobre o melhoramento da alimentação escolar, o qual é uma das prioridades da atual gestão xapuriense, sob a liderança do prefeito Bira Vasconcelos, disse Abreu.

Fernanda destacou ainda que o objetivo da prefeitura é continuar as melhorias na infraestrutura escolar, inclusão de métodos inovadores de ensino e ainda melhorias na alimentação escolar, entre outros, sobretudo considerando os dados relacionados à fome no Brasil.

"Como vice-presidente da UNDIME do estado do Acre e Dirigente Municipal de Educação do meu município, fico muito grata em ter a oportunidade de participar de uma reunião tão significativa e de grande importância para os rumos da educação do nosso país. Volto com mais esperança e com mais vontade de trabalhar e continuar lutando pelas melhorias de nossos alunos, professores e demais servidores. Voltamos com a expectativa de avançarmos mais na alimentação escolar, transporte escolar, a volta dos recursos para as conclusões das obras do PAR, programas voltados para a aprendizagem das crianças e valorização da classe educacional.” frisa a Secretária Municipal de Educação de Xapuri Fernanda Abreu.