Técnicos da Prefeitura e Hospital dialogam melhorias no atendimento de saúde em Xapuri

As equipes da Prefeitura de Xapuri através da Secretaria Municipal de Saúde e do Governo do Estado do Acre através do Hospital Epaminondas Jácome, se reuniram para dialogar sobre mudanças e melhorias na saúde da rede municipal e estadual xapuriense.

Segundo o secretário Wagner Menezes, compete ao município as ações de prevenção e promoção de saúde, e recentemente Xapuri promoveu mudanças no atendimento a população, inserindo na carteira de serviços as consultas agendadas, permitindo vagas a pacientes que demandem atendimento no dia, como aqueles que são oriundo da zona rural, evitando situações de pacientes esperando na fila na madrugada em postos ou horário de almoço, em busca de fichas, bem como, facilita e possibilita as visitas domiciliares das equipes, consultas programadas, conforme preconizado pelo SUS, e já em funcionamento em várias cidades do Brasil.

"São mudanças que causam estranheza no início, mas logo a população irá entender a importância e se adaptar, e verá como isso melhorará a qualidade do atendimento prestado pela saúde pública" destacou o secretário.

A equipe do Estado, diz que ao Hospital em Xapuri, compete os atendimentos de média e alta complexidade, urgências e emergências e consultas ambulatoriais. Logo, alertaram que pacientes com sintomas leves, com doenças em tratamento, renovação de receita e acompanhamento de saúde devem procurar primeiro o posto de saúde para uma saúde continuada ao município. O Hospital compete atendimentos de urgência e emergência, evitando assim, sobrecarga na unidade hospitalar.

Ambas as equipes, são de acordo, em realizar campanhas através de grupos de WhatsApp, redes sociais e portais oficiais, para levar ao conhecimento da população em geral, as mudanças promovidas no atendimento de saúde, para que o sistema seja mais célere e efetivo a favor de todos.