Secretaria de Saúde realiza bloqueio químico buscando evitar proliferação do mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de Xapuri através da Secretaria de Saúde e o departamento de endemias, está realizando o trabalho de bloqueio químico contra o mosquito Aedes aegypti, em pontos estratégicos do município.

O bloqueio químico consiste na aplicação localizada de inseticida com bomba costal motorizada para eliminar o mosquito que é o vetor transmissor de várias doenças, como a dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Esta ação é crucial para interromper a cadeia de transmissão dessas doenças, principalmente durante os períodos de maior incidência. Além disso, a equipe realiza um trabalho de conscientização junto à comunidade, reforçando a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito.

A participação ativa da população é vital nesta luta. Os cidadãos são incentivados a inspecionar regularmente suas residências e eliminar recipientes que possam acumular água parada, ambiente propício para a proliferação do mosquito. Ações simples, como manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e descartar lixo de forma adequada, podem fazer uma grande diferença na prevenção da doença.

O município segue em alerta e comprometido com a saúde pública, demonstrando que, com a colaboração de todos, é possível vencer a batalha e proteger toda a população.