Prefeitura realiza II Formação Continuada focada na educação infantil e currículo único

A Prefeitura de Xapuri através da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Ensino e Coordenação Infantil, realizaram no último dia 31 de agosto de 2022, a II Formação Continuada com os professores da educação infantil dos pré-escolares.

A capacitação contou com a participação dos docentes das escolas 4 (quatro) escolas: A Caminho do Saber, Alcimar Nunes Leitão, São João do Guarani e Latife Zaine Kalume, e tratou do Currículo Único.

Segundo a secetária de educação xapuriense, Fernanda Abreu, o objetivo da II Formação, é capacitar os professores para que os mesmos possam se apropriar do Currículo e discutir estratégias e atividades que podem ser trabalhadas na sala de aula. "Nosso objetivo é qualificar cada vez mais o currículo único da rede municipal de ensino em sintonia com as bases da educação estadual e federal, e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) atualmente em vigor" frisou a gestora.

O foco da formação é o ensino infantil, algo bem complexo e de muita responsabilidade, segundo a secretária, pois ressalta que nessa etapa, a educação municipal irá contribuir para a formação e desconstrução do preconceito étnico-racial no espaço escolar, irá introduzir a cultura afro-brasileira, africana e indígena, e fazer da educação infantil espaço de desenvolvimento progressivo das possibilidades de expressão e da autonomia, onde cada criança possa exercer o direito de manifestar interesses, desejos, necessidades, sentimentos, vontades, pensamentos, ideias, desagrados; além e reforçar e contribuir para que todas as crianças tenham uma imagem positiva de si, ampliando a autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades" pontou a gestora.

Fernanda lembra que os Estados e os municípios e as próprias escolas possuem um grau relativo de liberdade para constituir seus currículos a partir de uma base comum nacional, e que no caso do ensino fundamental e do ensino médio, a LDB estabelece (art. 26) que os currículos devem, obrigatoriamente, abranger o estudo de língua portuguesa e da matemática, além do conhecimento do mundo físico e natural, e da realidade social e política, especialmente do Brasil. Artes e educação física também devem ser ofertadas e, partir do 5.º ano, é obrigatória uma língua estrangeira e o mesmo artigo da LDB estabelece que os currículos do ensino fundamental e do ensino médio devem ter uma base nacional comum complementada por uma parte diversificada de acordo com as características locais.

Mais informações Currículo Único do Acre.