Prefeitura de Xapuri e Semusa, promovem ações de saúde para hipertensos e diabéticos

Atualizado: 25 de out. de 2023

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu nesta quinta-feira, 24, ações de saúde para hipertensos e diabéticos na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Francisco Silva do bairro Sibéria. As ações, que fazem parte do Programa HIPERDIA, visam garantir a qualidade de vida dos pacientes e fortalecer as ações da atenção primária à saúde.

Durante o evento, foram oferecidos consultas de enfermagem para renovação de carteirinha do hipertenso, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientações para um hábito saudável, palestras educativas e lanches.

A Polícia Militar também participou do evento, com uma palestra sobre os direitos dos idosos.

Os pacientes que participaram das ações se mostraram satisfeitos com o atendimento. "É muito importante que a Prefeitura ofereça esse tipo de serviço para a população. É uma oportunidade de cuidar da nossa saúde e aprender mais sobre as doenças", disse um paciente.

O governo Xapuriense, por meio da Semusa, reforça os problemas que a Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus causam na saúde pública, vez que são enfermidades invisíveis as pessoas a olho "nú", mas responsáveis por inúmeras complicações nos indivíduos, podendo levar até a morte.