Prefeitura inaugura Centro de Tratamento de Estimulação Sensorial (CTES)

CTES está sediado a rua Coronel Brandão, em frente a sede do Depasa em Xapuri.

A Prefeitura de Xapuri inaugurou nesta sexta-feira, 25, o Centro de Tratamento de Estimulação Sensorial (CTES) para acompanhamento psicológico e fonoaudiólogo gratuito ao povo xapuriense.

O município de Xapuri, é um dos poucos municípios do Estado que agora oferece o serviços.

O prefeito destaca que o serviço não faz parte da atenção básica, mas Xapuri entendeu a importância de ofertá-lo a população, especialmente para aqueles com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de down, deficiências visual, auditiva, intelectual, mental e física.

De acordo com o prefeito, segundo levantamento da secretaria municipal de saúde, em Xapuri, quase cem pessoas precisam do serviço, entre crianças e adultos.

"Hoje são 95 pessoas entre crianças e adultos que necessitam desse serviço que não é ofertado na atenção básica, mas independente disso, vamos oferecer e proporcionar ao povo xapuriense esse atendimento e garantir a melhoria de vida à essas pessoas e suas famílias" pontou Bira Vasconcelos,

O prefeito também aproveitou para enfatizar que o atendimento aos pacientes será feito por uma xapuriense, que terá a oportunidade de assistir a população ao anunciar a fonoaudióloga Samara Orana. "Muitos de nós que estamos há mais tempo em Xapuri, vimos Samara criança, hoje uma profissional da fonoaudiologia de excelência e que liderará a equipe" disse o prefeito.

O local de atendimento foi alugado pela Prefeitura com recursos próprios através da saúde municipal, que também adquiriu todos os materiais de terapia infantil, além das contratações dos profissionais que passam a atuar no CTES.

Para o secretário de saúde, Wagner Menezes, o CTES será um importante instrumento na reabilitação de pessoas em Xapuri. “Tenho certeza que através do acompanhamento de psicólogo e fonoaudióloga, com estratégia de tratamento, os pacientes apresentarão um avanço significativo na melhoria da qualidade de vida, só temos a agradecer o prefeito Bira Vasconcelos pelo apoio e determinação de enfrentar e assumir essa responsablidade para o município”.

Todos os presentes na cerimônia de inauguração parabenizaram o prefeito pela iniciativa e destacaram que a oferta desses serviços de saúde serão fundamentais para o povo xapuriense.

Presentes na cerimonia a vice-prefeita Maria Auxiliadora, Deputado Estadual Manoel Morais, os vereadores Eriberto Mota (Presidente da Câmara), José Maria Miranda, Clemilton Almeida e Dim Lopes,