Prefeitura fornece merenda escolar de qualidade para mais de 1 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino

Uma boa alimentação é parte fundamental do processo de aprendizado escolar. Pensando nisso, a Prefeitura de Xapuri através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, vem cumprindo a rigor e com extrema dedicação seu compromisso com as boas ações, fornecendo diariamente aos 1.307 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, uma alimentação nutritiva e de qualidade, com cardápio balanceado e índices nutricionais adequados às diferentes faixas etárias atendidas.

Só em 2018, mais de R$ 300 mil, frutos de recursos próprios foram investidos na merenda escolar, sendo grande parte advinda de muitas economias de gastos com pessoal. O valor aplicado resultou numa distribuição de mais de 477 mil pratos, em 32 escolas e espaços alternativos, sendo 27 em zona rural e 05 em zona urbana.

As refeições são preparadas nas próprias escolas, por profissionais capacitados, e servidas frescas, seguindo cardápios balanceados e desenvolvidos pela nutricionista contratada pela Secretaria Municipal de Educação.

O procedimento de preparo dos alimentos cumpre todas as normas e exigências legais, atendendo às necessidades nutricionais dos estudantes. A fiscalização e o controle de qualidade do processo são realizados pelo Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação, com o apoio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

AGRICULTURA FAMILIAR

Em Xapuri, boa parte das frutas, legumes e verduras servidos pela merenda escolar são adquiridas diretamente da agricultura familiar, contribuindo tanto para a alimentação saudável dos alunos quanto para a dinamização da economia local, por meio do incentivo à organização e associação das famílias agricultoras.