Prefeitura entrega Tablets a Agentes Comunitários de Saúde

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Xapuri irão contar com um importante aliado tecnológico no desempenho de suas atividades profissionais. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã de hoje,31, a entrega de tablets aos servidores da categoria.

Com a iniciativa, Xapuri passa a contar com um sistema inovador para o registro de dados no e-SUS AB, do Ministério da Saúde.

Ao todo, 45 equipamentos foram distribuídos aos servidores da rede. Um investimento na ordem de R$ 60.000,00 proveniente de recurso do Piso de Atenção Básica - PAB. A ferramenta vai dinamizar o trabalho de campo e agilizar o envio de dados sobre a saúde da população.

Atualmente, o procedimento é totalmente manual, com preenchimento de fichas durante as visitas domiciliares e, posteriormente, a digitalização das informações na sede da Secretaria de Saúde.

O Secretário Municipal de Saúde, Wagner Menezes, comemora a inserção da nova tecnologia, que irá agilizar todo o procedimento dos ACS. “Com o uso dos tablets o trabalho do Agente Comunitário de Saúde ficará mais produtivo e ágil, pois as informações serão enviadas para o Ministério da Saúde em dia, o Agente não terá que preencher vários formulários em papel e com isso poderão assistir um maior numero de famílias no município”, afirma o Secretário.

Já vem sendo ministrado aos ACS uma capacitação sobre o uso adequado do tablet e do software. A expectativa é de que ainda neste ano os servidores já estejam atuando com a nova ferramenta.