Prefeitura de Xapuri vem trabalhando para minimizar superlotação do cemitério

A prefeitura de Xapuri vem trabalhando para minimizar a situação da superlotação do cemitério da cidade.

De acordo com o prefeito no ano de 2020 a gestão municipal ampliou o terreno do cemitério, afastando o muro da parte dos fundos, e construiu, com recursos próprios, 100 túmulos do tipo gavetão, que poderão ser ampliados para o número de 300. “Nós temos no nosso plano de governo a proposta de construção de um novo cemitério em Xapuri, mas descobrimos que o processo para se chegar a isso é muito complexo, envolvendo muitas licenças de vários órgãos. Não é uma demanda relacionada apenas com a questão ambiental, mas que inclui até mesmo a Polícia Federal”, explicou o prefeito.

O gestor municipal disse que tem procurado se informar sobre alternativas para ampliar o cemitério municipal de Xapuri, como as estruturas verticais que existem em outras cidades. É uma solução para espaços reduzidos, os falecidos são depositados em gavetas, que podem ser verticalizadas. "Cemitério já é um local de saudade, que nos deixa frágil, pois lá é onde estão nossos entes queridos, então, estamos trabalhando para construir um novo cemitério, mas enquanto isso não acontece, devido a imensa burocracia, estamos implementando melhorias para minimizar os problemas que a população vem relatando" pontou o prefeito.

O chefe do executivo pontou que a atual situação do cemitério municipal de Xapuri é a falta de intervenção do poder público há décadas e que há muito tempo não comporta novos sepultamentos que não sejam feitos em gavetões. Bira admite que a prefeitura vem minimizando os problemas desde 2020, mas ainda não tem um projeto para a construção do novo cemitério, devido a burocracia para obtenção de licenças ambientais no Estado e também diversas autorizações do Governo Federal, especialmente na Polícia Federal, mas ressaltou que continua firme no trabalho para captação de recursos e requisitando o apoio dos Senadores, Deputados Federais e Estaduais para que até o final do atual mandato um novo cemitério seja implementado no município.