Prefeitura de Xapuri registra menor número de casos de dengue no primeiro bimestre de 2022

Atualizado: 10 de mar. de 2022

Ações preventivas da Prefeitura faz com que Xapuri registre no primeiro bimestre de 2022 comparado com 2021, o menor número de notificações de dengue

A prefeitura de Xapuri desenvolvou inúmeras ações para evitar um novo surto de dengue no inicio do ano de 2022, e com muito planejamento e união entre suas secretarias municipais, conseguiu um feito histórico, onde comparado o primeiro bimestre de 2021 com 2022, antes haviam 800 casos e hoje apenas 14.

Segundo o prefeito, o bom resultado no combate a dengue é fruto de planejamento e da união e parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural e da Secretaria Municipal de Educação.

Bira explica que o município através da Secretaria de Saúde enfrentou um período duro de janeiro de 2021 ao registrar mais de 100 casos de dengue por semana, totalizando 818 casos até março do ano passado, e tendo as lições aprendidas e um planejamento diferenciado, hoje, o município comemora as exitosas ações e comparando o primeiro bimestre de 2021 com 2022, apenas 14 casos foram notificados pelo Hospital e nas unidades de saúde até esta quarta-feira, ou seja, 800 casos a menos e um desafogamento do sistema de saúde.

Ações realizadas no período

- Mutirão de limpeza em postos estratégicos; - Conscientização em campanhas de rádio e internet; - Palestras através do programa Saúde na Escola para os alunos; - Arrastão nos bairros; - Visitas de campos do Agentes de Endemias; - Bloqueio Quimico; - Intensificação das equipes de saúde no monitoramento. - Conscientização ainda mais da população sobre seu importante papel no combate ao mosquito e nas medidas de prevenção.

O município reforça que o período chuvoso ainda não encerrou e tende a se intensificar, e não é hora da população baixar a guarda e permitir água parada nos quintais ou qualquer outro local. Se ver algo estranho denuncie através do sistema de ouvidoria ou e-sic do município www.xapuri.ac.gov.br/transparencia.

De acordo com o secretário Wagner Menezes "mesmo com os números satisfatórios e bem abaixo, não devemos relaxar e não deixar água parada. Esse esforço e união de todos estão surtindo um grande efeito." disse o secretário.

Confira os números JAN -FEV - MAR/2021: 818 CASOS JAN -FEV - MAR/2022: 14 CASOS