...
 

Prefeitura de Xapuri qualifica agentes comunitários de saúde

A Prefeitura de Xapuri através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vem trabalhando para qualificar os Agentes Comunitários de Saúde - ACS do município para enfrentar os mais variados desafios que são impostos a saúde pública brasileira.

A ação conjunta é uma iniciativa da Semusa e conta com a parceria e apoio do gabinete do prefeito e da Secretaria Municipal de Assistência Social.


Segundo o secretário, Wagner Menzes, a formação continuada é importante para que os agentes troquem experiências sobre as necessidades de cada região, e tenham mais informações e orientações sobre os programas e doenças que vem chegando ao Estado e ao município. Atualmente, na formação as equipes estão tratando especialmente sobre o programa Previne Brasil, Síndrome de Mão-Pé-Boca (SMPB) e as novas variantes da covid-19. Durante a formação, também em pauta, a necessidade da continuação das políticas e incentivo da população continuar a imunização e ações de combate e enfrentamento a Dengue e suas variantes (zika e chikungynia) e sobre o novo programa do governo federal Auxílio Brasil (antigo bolsa família). "O objetivo é orientar os técnicos para promoverem as orientações aos moradores da cidade, da melhor forma possível, e garantir que todos estejam informados e preparados para nos ajudar a enfrentar e combater esses problemas que afetam a saúde de todos" finalizou o secretário.


A Secretaria de Assistência Social, enviou técnicos para capacitar os agentes comunitários de saúde e trataram também sobre o novo programa do governo, Auxílio Brasil (antigo bolsa família).