Prefeitura de Xapuri promove 1ª formatura dos alunos da educação infantil rural

Prefeitura de Xapuri promove 1ª formatura dos alunos da educação infantil rural que fazem parte do Programa Asinhas da Florestania.

O Asinhas da Florestania é um projeto consequente de outro projeto o Asas da Florestania. Tem como objetivo principal assegurar a inclusão e a permanência das crianças de 4 e 5 anos no ensino sistematizado. Por meio de um material pedagógico pensado e planejado exclusivamente para essa finalidade, agentes contratados pelo município de Xapuri em parceria com o Estado do Acre fazem encontros (como são chamadas as aulas) domiciliares com grupos de crianças em regiões de difícil acesso de nossa cidade. É um lindo projeto de inclusão educacional.

Gestão Xapuri de mãos dadas

A Prefeitura de Xapuri na gestão Xapuri de mãos dadas, recebeu o programa com apenas 06 turmas, com média de 48 crianças atendidas e 06 agentes educacionais. Logo no primeiro ano, a atual gestão atendeu 10 turmas, com média de 80 crianças e 10 agentes educacionais. No segundo ano aumentou para 14 turmas e média de 90 crianças e 14 agentes educacionais. E em 2019, foram 123 crianças atendidas, com 18 turmas, 18 agentes educacionais, um assessor pedagógico e uma coordenadora de ensino atendendo 18 comunidades rurais.

Além de todo o avanço na quantidade de turmas é importante ressaltar a parceria com o Governo do Estado, na formação inicial através da Coordenação do Asinhas da Secretaria de Estado de Educação – SEE e das entregas dos kit’s pedagógicos dos agentes e crianças. Assim como a valorização profissional, por parte dos agentes educacionais, oferecida pela SEE, com o pagamento de um salário mínimo e um contrato de 02 anos ininterruptos, sendo assim, o município de Xapuri é referência educacional em relação ao ensino infantil rural no Estado do Acre.