Prefeito participa do planejamento da Feira agropecuária "Xapuri Rural Show" 2022

Feira agropecuária, edição 2022, em Xapuri será realizada no final de junho do corrente ano com aproximadamente 30 estandesm e fomentará a atividade na região do Alto Acre.

Na sexta-feira, 4, Xapuri sediou uma reunião para dialogar o planejamento inédito da Feira Agropecuária a ser realizada no município no final de junho de 2022. O chefe do executivo municipal, prefeito Bir Vasconelos (PT) esteve presente, apoiando a iniciativa, que conta também com o apoio e parceria do Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Embrapa, Sebrae, Faeac, Senar, Fieac, Federacre e a Prefeitura Municipal de Xapuri.

Durante o encontro, o consultor do Sebrae, Cloves Consoli, um dos coordenadores do evento junto com o Sindicato Rural, eplicou aos produtores rurais e parceiros do projeto, como será a Feira e a Exposição dos produtos.

O prefeito Bira Vasconcelos como anfitrião do evento, agradeceu a presença de todos e pontou a grandeza do evento que está sendo desenhado para ser realizado no meio do ano de 2022 em Xapuri.

"Quero agradecer a oportunidade por Xapuri sediar esse grande evento, será uma Feira incrível. Tenho certeza que juntos faremos um evento grandioso e que gerará bons negócios a todos, gerando emprego e renda e fomentando o comércio local. Vejo Xapuri na vanguarda de negócios rurais na região do Alto Acre nos próximos anos. O apoio e a parceria do Sebrae, Governo do Estado (Sepa e Idaf), Emprapa e demais entidades é fundamental, Xapuri está de portas abertas para os negócios e sempre a postos para ajudar no que for necessário" pontou o prefeito.

A feira agropecuária “Xapuri Rural Show” será um evento ligado ao protagonismo rural e empresarial, e está sendo planejada para acontecer nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2022. Além das exposições de produtos agrícolas e pecuários, estão previstas atrações como rodeios e shows musicais, de acordo com a organização. “A ideia é trazer um dinheiro novo para Xapuri, que hoje tem o seu maior movimento financeiro baseado nos entes públicos, a chamada economia do contracheque, então nós vamos fazer uma feira que terá cerca de 30 estandes para expor tudo o que for relacionado ao agro e fomentar essa atividade”, disse Cloves Consoli.

Para a presidente do Sindicato Rural de Xapuri, Audilena Novais, a realização do evento é uma oportunidade de incentivar o setor que em Xapuri até pouco tempo consistia apenas na pequena agricultura de subsistência, mas que atualmente já se dedica a plantações de milho em escala comercial, por exemplo. “Essa feira é para mostrar que, organizados, nós podemos muito. O evento não é voltado apenas para o público de Xapuri, mas para as demais cidades do estado, principalmente as da regional do Alto Acre. Nossa expectativa é dar um choque nessa atividade e alavancar esse importante setor da nossa economia”, afirmou.

O chefe-geral da Embrapa no Acre, Bruno Pena Carvalho, explicou como a entidade vai contribuir com a primeira feira pecuária de Xapuri. De acordo com ele, a entidade vai oferecer a parte técnica, mostrando para o produtor como ele poderá melhorar a sua produção e o que ele pode agregar na produtividade com a adoção de tecnologias. “É o momento para a gente fazer negócios, claro que teremos a parte de entretenimento, mas é uma excelente oportunidade para levarmos o conhecimento para melhorar a capacitação do produtor. A ideia é, também, de levarmos alguns ciclos de palestras, mini cursos e capacitações em geral”, enfatizou.

O produtor Carlos Novais, um pecuarista tradicional que há alguém passou a se dedicar à agricultura, por meio do cultivo de milho, disse que acredita que o evento pode contribuir para firmar na consciência de produtores locais que é possível alavancar a economia do município por meio da agricultura e da pecuária. “É um caminho sem volta, o embrião já está se desenvolvendo e o sindicato que estava adormecido há algum tempo retoma agora as suas atividades por meio da atual diretoria com o objetivo de fortalecer cada vez mais essa atividade, unindo as ideias com grandes parceiros, pois sozinho a gente não constrói nada”, destacou.

O evento também terá como parceiros e apoiadores a Prefeitura Municipal de Xapuri, Sebrae, governo do estado (Sepa e Idaf), Emprapa, Faeac, Senar, Fieac e Federacre.