Prefeito dialoga melhorias na educação em parceria com o governo do Estado

O prefeito Bira Vasconcelos recebeu a Secretária de Estado de Educação, Socorro Neri em seu gabinete na prefeitura. Segundo o prefeito trata-se de uma visita institucional.

Acompanharam a agenda a vice-prefeita de Xapuri, Maria Auxiliadora, a secretária municipal de educação de Xapuri, Fernanda Abreu e o senhor Tião Flores, assessor especial da SEE/AC.

O chefe do executivo disse que o objetivo da conversa foi a de aprimorar as parcerias entre governo do estado do acre e o município, afim de melhorar a qualidade do ensino ofertado às crianças e adolescentes, independentemente de diferenças que possam existir. “Estamos fazendo visitas aos municípios, conhecendo a realidade da rede estadual de ensino e, nesse processo, conversando com os prefeitos e secretários municipais. Com a prefeitura de Xapuri, a secretaria estadual de Educação sempre teve parcerias, mas o que queremos, aproveitando esse momento, é fazer com que elas sejam mais efetivas”, disse Socorro Neri.

A secretária se referiu ao protocolo do trabalho em conjunto do transporte escolar de modo que uma rota atendida pela prefeitura de Xapuri possa também transportar os alunos das escolas estaduais e de igual modo as rotas mantidas pela SEE também possam atender os alunos das escolas municipais.

Socorro Neri e Bira Vasconcelos também falaram sobre o estreitamento das parcerias no que se refere à merenda escolar; permuta de servidores, que já existe, mas que vai ser melhorada; e sobre a definição de prazos para a municipalização de algumas escolas até que todos os estabelecimentos do 1º ao 5º ano estejam municipalizadas cumprindo a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação. “Uma Visita importante que veio fortalecer a parceria que tem a prefeitura de Xapuri e o governo do Acre no ramo da Educação em Xapuri quanto ao atendimento às crianças, jovens e adultos que fazem uso da Educação Pública Estadual e Municipal”, destacou o prefeito Bira Vasconcelos.