Prefeito Bira conseguiu reforço de mais de 1 milhão em emendas para saúde em 2020

A agenda do prefeito Bira Vasconcelos (PT) em Brasília-DF rendeu frutos. Em Brasília conseguiu incluir no orçamento geral da união através de emenda de bancada e dos parlamentares, pouco mais de 1 milhão para Xapuri, para atender o município e também áreas de competência do Estado. Os recursos são para atender o setor de saúde pública no município, um reforço considerável quanto à destinação de emendas para o Orçamento Geral da União do ano que vem na monta de 1 milhão de reais.

(jornal Alto Acre)

Os recursos foram alocados no OGU 2020 pela Senadora Mailza Gomes (PP) para melhorias na saúde pública, por meio do estado e do município. Para o município haverá uma emenda destinada para a aquisição de um veículo tipo van para o transporte de pacientes de um programa chamado de “TFD Municipal”, onde a prefeitura fornece translado às pessoas que têm agendamento no Hospital das Clínicas de Rio Branco – antiga Fundacre, também recursos de R$ 70 mil para a implantação do programa Viver Melhor no município. O programa Viver Melhor – Envelhecimento Ativo e Saudável – é voltado para a inserção dos idosos no mundo digital, na área da educação financeira, dos direitos, da saúde e da mobilidade física, segundo a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O investimento consiste na aquisição de um kit que é composto por oito computadores, oito webcams, uma impressora e um projetor de imagem.

A emenda mais vultosa é para o Hospital Epaminondas Jácome de Xapuri, que há muito tempo clama por uma reestruturação. São R$ 850 mil para a unidade hospitalar de Xapuri. No pacote de emendas há ainda um laboratório móvel para a escola estadual de ensino médio Divina Providência.

Com informações do Jornal Alto Acre