Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes 2021-2030 é tema de seminário em Xapuri

A Prefeitura de Xapuri realizou na última quarta-feira, 6, em parceria com o Governo do Estado do Acre o Seminário sobre o Plano Estadual Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes do Acre 2021 à 2030.

O evento aconteceu durante todo o dia na Ufac Xapuri e contou com uma equipe da Secretaria Estadual de Assistência Social, Conselho Tutelar, Secretarias Municipais como a de Saúde, Educação e outras instituições parceiras do projeto.

O chefe do executivo, prefeito Bira Vasconcelos prestigiou o seminário e destacou a importância da criança ao nascer ser registrada e parabenizou a união do município e Estado na busca pela melhoria e na realização da ponte entre famílias e o registro civil.

Segundo o prefeito, o governo do estado lançou o plano 2021-2030 em dezembro de 2021, que foi construído de maneira democrática e participativa, num esforço conjunto de diversas entidades, organizações e a sociedade civil, e agora, trás o tema para a realidade de Xapuri, visando fortalecer as políticas de proteção as crianças e adolescentes.

"Precisamos melhorar cada vez mais os eixos do plano, o orçamento da criança e adolescente 'Ocad' já é realidade, e temos que criar projetos e reforças políticas direcionadas às nossas crianças e adolescentes" frisou o prefeito.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Dayana Vasconcelos, agradeceu a presença de todos e frisou a importância do debate do tema.

Ainda durante o seminário, que busca traçar metas e desafios para que possam ser executados nos próximos 10 anos, o prefeito defendeu a inscrição de todas as crianças ao nascer, e que os pais e mães, tirem as certidões de nascimento, que é gratuita, logo, precisamos de mais campanhas, orientações e trabalhar isso dentro das unidades de saúde e em outros locais da sociedade e com as parteiras" finalizou.