top of page
  • Foto do escritorPrefeitura de Xapuri

Mutirão de atendimento especializado em neuropediatria beneficia crianças de Xapuri

Com apoio da SEMUSA crianças de Xapuri são atendidas em Brasileia no primeiro mutirão de atendimento multidisciplinar especializado em neuropediatra promovido pela SESACRE.


O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou neste fim de semana, 12 e 13, a primeira edição do Atendimento Multidisciplinar Especializado em Neuropediatria, com um novo formato. O mutirão foi realizado em parceria com municípios do Alto Acre e a direção do Hospital Regional, em Brasileia. Mais de 90 crianças foram beneficiadas.



Foram 218 atendimentos em fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e psicologia, além da regulação de consultas e exames. A finalidade da ação foi diminuir a demanda reprimida desses procedimentos, proporcionando, ainda, o atendimento no local de residência e a garantia de retorno a cada três meses. O principal objetivo é oportunizar a essas famílias e a crianças o diagnóstico precoce e, por consequência, o tratamento e melhores adaptações em seus ambientes sociais e de educação”, disse a coordenadora estadual de Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Sóron Steiner.


Novo Formato

Os maiores benefícios do novo formato do Itinerante Especializado em Neuropediatria é o fornecimento do atendimento com maior qualidade e conforto. Os atendimentos serão direcionados para o diagnóstico de todos os transtornos de neurodesenvolvimento como o Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Distúrbios de Aprendizagem, como dislexia, por exemplo.


Diferentemente dos outros anos, o atendimento garantirá o retorno das crianças com os especialistas, tendo em vista a indispensabilidade do acompanhamento contínuo para esses pacientes. Nas edições, a ação será realizada em área exclusiva, proporcionando um serviço específico e direcionado.” frisa a Sesacre.


A Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri se empenhou em levar os profissionais da equipe multidisciplinar para auxiliar a SESACRE bem como levar as crianças e responsáveis, e isso faz parte já da regionalização de saúde, buscando reduzir demandas para a capital e trazer para região de saúde.


Os Secretario Daniel Lima esteve em reunião com os outros 3 secretários e representantes da regulação da Sesacre e outros departamentos onde alinharam esse atendimento e a continuidade dos mesmos nos próximos meses.


Acesse a rede social da saúde municipal em: https://encurtador.com.br/dmsO9.


Galeria de Fotos


bottom of page