top of page

Justiça autoriza liberação de recursos para reestruturação da Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho

  • Foto do escritor: Prefeitura de Xapuri
    Prefeitura de Xapuri
  • 5 de nov. de 2025
  • 1 min de leitura

Na terça-feira, 3 de novembro de 2025, o juiz da Comarca de Xapuri, Luís Gustavo Alcalde Pinto, expediu alvará judicial para o levantamento de valores que irão beneficiar diretamente o projeto de reestruturação da Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho, iniciativa resultante de uma parceria institucional entre o Ministério Público do Estado do Acre, o Poder Judiciário e a Prefeitura Municipal de Xapuri.


O tema foi tratado em reunião realizada no gabinete do magistrado, que contou com a presença do prefeito Maxsuel Maia, do secretário de Cultura e Turismo, Nader Sarkis, e do maestro da banda, Edson Santos.


Reconhecida como um dos principais patrimônios culturais de Xapuri, a Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho tem história de mais de quatro décadas de atuação, presença constante em atos oficiais, desfiles, retretas e eventos comunitários, sendo uma marca identitária da “Princesinha do Acre”.


Com o novo recurso assegurado por meio do alvará, o projeto visa à revitalização da sede, à aquisição de instrumentos e equipamentos, à formação de novos músicos e ao fortalecimento da banda como escola de música e agente de promoção cultural no município.



A Prefeitura de Xapuri reafirma seu compromisso com a cultura local e salienta que essa iniciativa reforça o papel da banda como vetor de educação, lazer e identidade comunitária.

bottom of page