Estudantes mirins da Escola Latife Zaine Kalune visitam Casa de Chico Mendes em comemoração ao aniversário da cidade

Os estudantes mirins da Escola Latife Zaine Kalune, situada na encantadora cidade de Xapuri, viveram uma experiência única ao visitarem a Casa de Chico Mendes. A atividade, realizada em celebração ao aniversário do município, contou com a participação especial do prefeito Bira Vasconcelos.

A visita à Casa de Chico Mendes não apenas proporcionou aos jovens estudantes um mergulho na história e legado desse importante líder seringueiro e defensor da Amazônia, mas também representou uma oportunidade de conexão com as raízes e a identidade cultural da região.

Ao adentrarem a casa onde Chico Mendes viveu e lutou por suas convicções, os alunos puderam sentir de perto a atmosfera de resistência e perseverança que marcou a trajetória desse icônico ativista ambiental. Guiados por profissionais capacitados, eles conheceram os diversos aspectos da vida e do legado de Chico Mendes, desde suas atividades como seringueiro até seu engajamento na defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos da floresta.

A presença do prefeito na visita enriqueceu ainda mais a experiência dos estudantes, demonstrando o compromisso das autoridades locais com a valorização da história e da cultura de Xapuri. A interação entre os jovens e os representantes do governo municipal também abriu espaço para diálogos e reflexões sobre a importância da preservação ambiental e do engajamento cívico na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Para os estudantes, essa visita certamente deixará uma marca indelével em suas memórias, inspirando-os a seguir os passos de Chico Mendes na defesa do meio ambiente e na luta por um mundo mais justo e equitativo.

Diante da riqueza cultural e histórica de Xapuri, iniciativas como essa se destacam como instrumentos fundamentais na formação cidadã e na promoção do orgulho e pertencimento à comunidade local. Que a visita à Casa de Chico Mendes seja apenas o início de muitas outras jornadas de descoberta e aprendizado para os estudantes de Xapuri.