Equipe da saúde municipal participa de capacitação sobre Diagnóstico da Tuberculose (PPD)

Profissionais da Saúde de Xapuri participam de capacitação de PPD (derivado de proteína purificada, na sigla em inglês)

A Prefeitura de Xapuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou uma capacitação técnica sobre o Teste Tuberculínico ou PPD com profissionais da área para que possam realizar o teste nas unidades básicas de saúde do município. O treinamento foi realizado pela equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) do Governo do Acre.

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada, em grande parte dos casos, pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a tuberculose é uma das dez maiores causas de morte em todo o mundo, com 10 milhões de novos casos notificados por ano, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.

Durante a capacitação, o objetivo foi descentralizar o exame rápido e evitar complicações maiores para o paciente. O teste tuberculínico ou PPD (derivado de proteína purificada, na sigla em inglês) é um exame subcutâneo em que uma fração do bacilo de Koch (bactéria causadora da tuberculose) é injetada no braço do paciente. Se houver reação, indica que ele foi infectado. Ele ainda está assintomático e não transmite a doença. Nesse caso, inicia-se o tratamento preventivo, com apenas um medicamento.

Os participantes xapurienses foram unânimes ao afirmar que o exame é eficaz e que o treinamento técnico da equipe é importante para que possam rastrear e evitar que as pessoas adoeçam de TB. Por isso precisamos incrementar a aplicação da prova tuberculínica nas UBS do município de Xapuri, frisaram.