top of page
  • Foto do escritorPrefeitura de Xapuri

Equipe da saúde municipal participa de capacitação sobre Diagnóstico da Tuberculose (PPD)

Profissionais da Saúde de Xapuri participam de capacitação de PPD (derivado de proteína purificada, na sigla em inglês)


A Prefeitura de Xapuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou uma capacitação técnica sobre o Teste Tuberculínico ou PPD com profissionais da área para que possam realizar o teste nas unidades básicas de saúde do município. O treinamento foi realizado pela equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) do Governo do Acre.

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada, em grande parte dos casos, pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a tuberculose é uma das dez maiores causas de morte em todo o mundo, com 10 milhões de novos casos notificados por ano, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.

Durante a capacitação, o objetivo foi descentralizar o exame rápido e evitar complicações maiores para o paciente. O teste tuberculínico ou PPD (derivado de proteína purificada, na sigla em inglês) é um exame subcutâneo em que uma fração do bacilo de Koch (bactéria causadora da tuberculose) é injetada no braço do paciente. Se houver reação, indica que ele foi infectado. Ele ainda está assintomático e não transmite a doença. Nesse caso, inicia-se o tratamento preventivo, com apenas um medicamento.


Os participantes xapurienses foram unânimes ao afirmar que o exame é eficaz e que o treinamento técnico da equipe é importante para que possam rastrear e evitar que as pessoas adoeçam de TB. Por isso precisamos incrementar a aplicação da prova tuberculínica nas UBS do município de Xapuri, frisaram.

bottom of page