Em Brasiléia, servidores da saúde de Xapuri, participam de agenda sobre planejamento familiar

Profissionais de Xapuri participam de capacitação sobre planejamento reprodutivo pela SESACRE para a regional do Alto Acre

Na ultima quarta 30, nossos profissionais Dra. Karyne e Enf. Lisandra participaram da capacitação sobre planejamento familiar realizado pela Secretaria de Estado de Saúde para os municípios do Alto Acre em Brasiléia.

Na ocasião foram realizadas palestras e capacitação com a equipes multiprofissional da SESACRE e demonstrado o fluxo do planejamento reprodutivo para a regional, bem como os principais métodos contraceptivos ofertados pela rede pública de saúde.

As equipes das UBS de Xapuri já estão realizando educação em saúde sobre a Laqueadura, Vasectomia e inserção de DIU, e fazendo a coleta de documentos necessários para a realização dos procedimentos.

A Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Equipe de Saúde da Mulher da Sesacre e Policlínica do Tucumã estão trabalhando para que brevemente tenha um fluxo estabelecido e disponha de novas vagas e ofertem uma melhor qualidade dos serviços na área de planejamento familiar.

Segundo do Secretário Wagner Menezes, a SEMUSA também está empenhada para que nos próximos meses comece a fazer inserção de DIU na rede municipal, sem que as pacientes necessitem ir para a capital. No momento estão na fase de capacitação e aquisição de materiais, tão logo avance serão divulgados amplamente o fluxo a população.

Hoje pacientes do sexo feminino que desejam realizar laqueadura ou DIU, e Homens que desejam realizar vasectomia devem procurar o Enfermeiro da sua unidade de referência para ver se atendem aos critérios estabelecidos e passar pela ação educativa em saúde para dar inicio ao processo.

Com as alterações da Lei de Planejamento Familiar em 2023, serão menos burocrático alguns critérios para a realização da contracepção cirúrgica.

A Semusa agradece o empenho dos profissionais e a parceria com a SESACRE que só beneficia a população.