Costureiras xapurienses são beneficiadas com entrega de máquinas pela Prefeitura

Prefeitura entrega 35 máquinas para costureiras de Xapuri

Mais de 35 máquinas de costuras beneficiando cerca de 100 costureiras, foram entregues, nesta terça-feira (5), em Xapuri, pelo prefeito Bira Vasconcelos. A ação beneficiará microempresas, empresas de pequeno porte, empreendedores individuais e grupos organizados (associações, cooperativas e sindicatos) que compõem a Cadeira Produtiva Têxtil e de Confecções de Xapuri, já que agora, com as máquinas o potencial de produção das costureiras aumentou e poderá atender o mercado local, evitando compras fora do município.

Os maquinários foram adquiridas através do projeto Mulheres empreendedoras da Secretaria Nacional de Politicas para as Mulheres (2013), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. No decorrer dos anos um curso chegou a ser oferecido para as mulheres mais o projeto do Governo Federal acabou sendo encerrado.

A administração municipal xapuriense fomentando o empreendedorismo e também a geração de renda e o fortalecimento do setor produtivo, decidiu no ano passado (2021) a não deixar os equipamentos ficarem sem uso e até correr o risco de estragarem, encaminhou um projeto para a Câmara Municipal de Xapuri solicitando a permissão para conceder os equipamentos as costureiras por 10 anos, que culminou com a aprovação da Lei Municipal nº 1.117/2021.

“Por trás de cada máquina existe uma família sendo beneficiada e o Governo Municipal de Xapuri trabalha exatamente nesse sentido, criando oportunidades de trabalho para a população melhorar sua vida e sua situação econômica. Adianto que o nosso trabalho não acaba aqui, além das máquinas, que são a concretização de um sonho de muitas de vocês costureiras, também é necessário clientes e matéria-prima, e a Prefeitura buscará ajudar no que puder”, frisou o prefeito Bira Vasconcelos..

Os equipamentos passaram por uma revisão e concertos de um profissional para que possam ser entregues as pessoas que foram selecionadas através de uma comissão criada pela equipe da Assistência Social.

O prefeito também destacou que “Hoje é um dia muito importante para nossa cidade, estamos entregando um patrimônio para que essas pessoas que já são profissionais de uma vida toda na costura possam aprimorar mais ainda seus trabalhos, são 35 máquinas que estavam paradas e graças a Deus buscamos legitimidade para poder ceder a quem sabe fazer uso delas”.

Bira Vasconcelos ainda lançou um desafio a essas pessoas que busquem se organizar, se formalizar como empreendedores para que possam vender seus produtos para a Prefeitura de Xapuri, por meio das licitações públicas. “Quero deixar um desafio a vocês, todos os anos a Prefeitura confecciona fardamentos para as escolas municipais, para as Secretarias Municipais e nós queremos que esse dinheiro fique em Xapuri, que não seja preciso termos que comprar essas fardas fora do nosso município, que possam ser produzidas por vocês circulando dinheiro aqui e gerando emprego e renda” provocou.

A Secretária Municipal de Assistência Social Dayana Vasconcelos disse que esperou muito por esse dia, que a Secretaria através de sua equipe trabalhou bastante para realizar a seleção dessas pessoas que hoje estão recebendo suas máquinas de costuras.