Alunos em vulnerabilidade social recebem merenda escolar da Prefeitura de Xapuri

O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, autorizou por meio do Decreto Municipal nº 648 de 04 de junho de 2020, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública a distribuição de gêneros alimentícios da merenda escolar, para alunos em vulnerabilidade social.

A medida alcançou nesse primeiro momento, 100 estudantes da Rede Municipal de Ensino séries iniciais, cadastrados no CADASTRO ÚNICO do Governo Federal.

Conforme o decreto, os alimentos foram distribuídos em forma de Kit’s de gêneros alimentícios. O trabalho de montagem e distribuição desses kit’s foi coordenado e executado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED por meio de uma Comissão específica criada para Acompanhar e Fiscalizar todo o processo de elaboração dos KIT’s de Gêneros Alimentícios, seleção das famílias beneficiadas e entrega.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Fernanda Abreu, os meios mais adequados e responsáveis para a distribuição dos alimentos foram levados em consideração pela SEME e Comissão. “Inicialmente tivemos a aprovação do projeto pelo Conselho Municipal da Merenda Escolar e, por conseguinte, também parceria, especialmente da Presidente do Conselho, Rosângela Caldas, que acompanhara todo o processo. Diante disso, fizemos o mapeamento, juntamente com os dados das escolas, e identificamos aqueles alunos mais carentes de atenção, para que assim pudéssemos entregar esses alimentos na própria escola do aluno, visto o período de pandemia o qual estamos enfrentando, que enseja a restrição de visitas domiciliares e o agendamento de entregas individuais nas Unidades de ensino”, pontua.

Os produtos foram abatidos do estoque das Escolas Municipais Urbanas e Rurais e do Setor de Merendas da SEME. Foram entregues apenas os itens alimentícios que já haviam sido comprados pela SEME e que seriam utilizados na merenda escolar dos alunos, sendo possível a montagem de 100 KIT’s de Gêneros Alimentícios. Tal ação atendeu alunos de Escolas Urbanas e Rurais.