Xapuri recebe ação de prevenção à gravidez na adolescência com oferta de métodos contraceptivos
- Prefeitura de Xapuri

- há 3 horas
- 2 min de leitura

O município de Xapuri recebeu, durante a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a ação Adolescência Primeiro, Gravidez Depois, promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Prefeitura de Xapuri. A iniciativa foi realizada na Unidade Básica de Saúde Tia Vicência e teve como foco ampliar o acesso de adolescentes e jovens à informação e aos serviços de saúde reprodutiva.
Em Xapuri, foram ofertados os métodos contraceptivos Implanon e DIU Mirena, considerados de alta eficácia, com atendimento especializado e orientação profissional. A ação integra a estratégia de fortalecimento da Atenção Primária e da regionalização da assistência, aproximando políticas públicas de prevenção da realidade dos municípios.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Lima de Almeida, destacou a importância da parceria para o enfrentamento da gravidez na adolescência no município.
“Essa ação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o governo do Estado, via Sesacre, com a oferta da implantação de DIU e Implanon para adolescentes do município, como estratégia de prevenção da gravidez na adolescência. A iniciativa permite que as jovens planejem o futuro de forma mais segura e representa a primeira de outras ações que devem ser realizadas em Xapuri”, afirmou.
A programação contou com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Saúde do Adolescente da Sesacre, além de profissionais especializados. Para a médica ginecologista e obstetra Síglia Sousa de França, a iniciativa fortalece as políticas públicas voltadas à saúde da mulher e dos adolescentes.

“Estou participando dessa ação do governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Xapuri, que leva ao município métodos contraceptivos como os implantes hormonais e os dispositivos intrauterinos. São métodos altamente eficazes na prevenção da gravidez, ofertados com avaliação e orientação profissional”, destacou.
A ação também reforçou o papel da informação qualificada e do diálogo com famílias e jovens como ferramentas centrais de prevenção. A coordenadora da Saúde do Adolescente da Sesacre, Luciana Freire, ressaltou o impacto positivo da iniciativa.
“Estamos realizando essa ação em alusão à Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, em parceria com os municípios. A iniciativa prevê o atendimento a adolescentes com foco na prevenção da gravidez não intencional, fortalecendo o cuidado integral dessa população”, disse.

Entre as beneficiadas, a paciente Lara Fabiany Gondim relatou a importância do acesso aos métodos no município.
“A oferta do Implanon para adolescentes ajuda a prevenir a gravidez não planejada. Considero essa uma ação muito positiva dentro do SUS, por levar esses métodos ao município de Xapuri, onde, nos últimos anos, houve muitos casos de gravidez na adolescência”, afirmou.
As informações são da Agência de Notícias do Acre.














