Xapuri planeja o fortalecimento da cultura turística em parceria com o Governo do Estado

Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em colaboração com o Conselho Municipal do Turismo e a instituição Del Turismo, realizou uma importante discussão sobre os projetos futuros para a cidade. Durante o encontro, foram discutidas parcerias com o Governo do Estado para a reabertura de espaços culturais significativos, como a Casa Chico Mendes e o Museu Municipal, atualmente sob a responsabilidade e competência do Governo Estadual.

Além disso, foram aprovados projetos de cunho social e ambiental, visando fortalecer a cultura turística em Xapuri. Entre esses projetos, destacam-se o mapeamento e a reabertura dos pontos turísticos, a sensibilização da comunidade local e o cadastro junto ao Cadastur Nacional.

A parceria estabelecida com o Governo do Estado demonstra o comprometimento da Prefeitura de Xapuri em promover o desenvolvimento do turismo na cidade, valorizando seus espaços culturais e atraindo visitantes para conhecer a rica história e a natureza exuberante da região. A reabertura da Casa Chico Mendes e do Museu Municipal, por meio dessa parceria, possibilitará o acesso dos moradores e turistas a locais de grande importância histórica e cultural, preservando a memória e promovendo o conhecimento.

Os projetos aprovados, que visam fortalecer a cultura turística, são fundamentais para impulsionar a economia local, criar oportunidades de emprego e valorizar a identidade cultural de Xapuri. O mapeamento e a reabertura dos pontos turísticos permitirão o desenvolvimento de roteiros atrativos, proporcionando experiências enriquecedoras aos visitantes. Além disso, a sensibilização da comunidade sobre a importância do turismo sustentável contribuirá para a preservação do patrimônio cultural e ambiental da cidade.

O cadastro junto ao Cadastur Nacional é um passo essencial para consolidar Xapuri como um destino turístico reconhecido, possibilitando maior visibilidade e acesso a recursos e incentivos do governo federal. Essa iniciativa fortalecerá a gestão turística local e garantirá que Xapuri esteja apta a receber turistas de forma organizada e segura.

A discussão e aprovação desses projetos representam um avanço significativo na promoção do turismo em Xapuri. A Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, está comprometida em impulsionar o desenvolvimento econômico e social da cidade, valorizando sua história, cultura e belezas naturais. O trabalho conjunto entre as instituições envolvidas demonstra a união de esforços para construir um futuro promissor para Xapuri, beneficiando tanto os moradores locais quanto os visitantes que desfrutarão das riquezas desse encantador município.