Xapuri lança sua Marca Turística e reafirma identidade histórica, cultural e ambiental
- Prefeitura de Xapuri

- 15 de ago.
- 3 min de leitura

A Prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), realizou nesta sexta-feira, 15, o lançamento oficial da Marca Turística de Xapuri, também chamada de Identidade Visual do município. O ato contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, lideranças empresariais e representantes da comunidade, consolidando um marco para o fortalecimento do turismo local.
A solenidade contou ainda com a presença do presidente do Conselho Estadual de Turismo, Thiago Higino, e da presidente da ACISA (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre), Patrícia Dossa, reforçando a integração entre Estado, município e setor produtivo na construção de políticas voltadas ao desenvolvimento turístico.

O lançamento da marca ocorre em um momento estratégico e ratifica a inserção de Xapuri no Mapa do Turismo Brasileiro, reafirmando o compromisso da gestão municipal em transformar o setor em um vetor de desenvolvimento sustentável.
A nova identidade traduz, em símbolos e cores, a essência histórica, cultural e afetiva da cidade conhecida como “Princesinha do Acre”. No nome “Xapuri”, a letra A é substituída pela imagem da Casa de Chico Mendes, patrimônio histórico e ícone universal da luta ambiental e social que projetou o município para o mundo. Já a assinatura “O Acre nasceu aqui” remete à Revolução Acreana e destaca o papel de Xapuri como berço de identidade, resistência e memória do povo acreano.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Nader Sarkis, destacou a importância do momento: “Vocês estão dividindo conosco essa alegria em um dia tão importante para a nossa cidade, dia em que a gente lança a nossa marca turística aqui de Xapuri. Essa marca conta um pouco da história do nosso município, desde a preservação às conquistas. E com esse passo que hoje nós estamos dando, estamos impulsionando o nosso turismo rumo à sustentabilidade”.

O secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, reforçou o potencial da cidade: “Xapuri tem o objetivo de alcançar o desenvolvimento através do turismo e a gente sabe que o município tem essa potência. Só faltava alguém chegar e acreditar nisso. Parabéns ao prefeito, ao secretário e a toda a equipe. A marca está linda e representa a história de todo mundo que nasceu e vive aqui”.

Representando o setor empresarial, Tíssia Veloso, coordenadora do Fórum Empresarial do Acre, ressaltou o caráter coletivo do projeto: “É com muita alegria que estamos lançando a marca turística de Xapuri. Essa marca é nossa, resultado do trabalho de muitas mãos, da união entre poder público, iniciativa privada e a sociedade civil, todos comprometidos em fortalecer a imagem do município e abrir novas oportunidades para nossa economia”.

Encerrando os discursos, o prefeito Maxsuel Maia falou sobre a dimensão histórica e ambiental da marca: “Hoje é um dia histórico, em que a gente lança a nossa marca turística. Que me perdoem os outros municípios do Acre, mas a nossa marca não é qualquer marca, pois apenas Xapuri pode dizer que o Acre nasceu aqui. Que outro município pode afirmar que iniciou uma segunda revolução, a revolução ambiental, com a luta de Chico Mendes e dos seringueiros pela preservação da floresta? O lançamento da marca é apenas o pontapé inicial para explorarmos todo o potencial turístico que Xapuri tem”.
Mais que um logotipo, a Marca Turística de Xapuri é um convite para conhecer uma cidade onde história, natureza e cultura se entrelaçam, fazendo pulsar no coração da Amazônia a memória viva do Acre e a esperança de um futuro sustentável.
Confira mais fotos na galeria:
































