Vice Maria Auxiliadora, avalia ações de atuação dos 10 dias em que ficou a frente da Prefeitura

A vice-prefeita, Maria Auxiliadora, assumiu por 10 (dez) dias a prefeitura de Xapuri, em decorrência da viagem do prefeito Bira Vasconcelos a Brasília-DF em busca der cursos para o município. Com a responsabilidade de ficar frente esses dias, esclarece que buscou o máximo possível esta disponível para arrumar a estrada da borracha.

A Vice prefeita agradeceu o prefeito Bira Vasconcelos pela confiança, e as equipes do Governo do Estado, que se encontram na estrada da Borracha com serviços de revitalização.

Assista o video

Os departamentos estaduais de Trânsito (Detran) e de Estradas e Rodagens, Infraestrutura Hidroviária e Aeroviária do Acre (Deracre) estão realizando, respectivamente, serviços de sinalização de ruas e restauração da rodovia estadual AC 485, a Estrada da Borracha, no município de Xapuri.

Os serviços estão sendo executados em uma parceria informal entre o governo e a Prefeitura, gestão Xapuri de Mãos Dadas, do Prefeito Bira Vasconcelos, que está oferecendo o suporte referente à estadia e alimentação dos trabalhadores dos dois órgãos estaduais. As obras foram iniciadas na semana passada e têm a previsão de ser concluídas nesta sexta-feira, 28/11.

Os trabalhos do Detran consistem na sinalização de algumas ruas que foram pavimentadas recentemente pela prefeitura, especialmente em um trecho específico da rua Cel. Brandão, que está recebendo toda a sinalização, inclusive os tachões refletivos (tartarugas), separando as pistas de rolamento.

A rua Cel. Brandão é a principal de Xapuri, além de ser a via por onde se entra na cidade. O trecho que está recebendo a sinalização é um dos mais críticos, com relação à segurança de trânsito, em razão de estarem ali localizados o campus do Instituto de Ciências e Tecnologia (Ifac), o Centro de Educação Infantil Olhar de Criança e o acesso à Escola Municipal Professora Rita Maia.

Na Estrada da Borracha, o Deracre realiza uma operação tapa-buracos em todos os pontos críticos da rodovia estadual. Os reparos estão sendo feitos em asfalto quente e correspondem a um compromisso feito pelo governador Gladson Cameli de recuperar a estrada antes de janeiro de 2020, quando se realiza a maior festa religiosa de Xapuri, o Novenário de São Sebastião.

A rodovia AC 485 possui 12 quilômetros de extensão nesse trecho entre a BR 317 e a cidade de Xapuri, onde se chama Estrada da Borracha. O nome se deu em razão da localização da Fábrica de Preservativos Natex, instalada no km 6, no ano de 2008. No seu curso, nas duas margens, a estrada é circundada de seringueiras, plantadas quando a rodovia foi pavimentada, entre os anos 1999 e 2000.

Com informações do Jornal o Rio Branco