Profissionais de saúde de Xapuri participam da 1ª Oficina solidária promovida pelo Cosems e Fiocruz

Atualizado: 16 de fev. de 2023

Profissionais de saúde de Xapuri participam da 1ª Oficina solidária promovida pelo Conselho de Secretários Municipais e Fiocruz

Durante 2 (dois) dias o município de Xapuri foi representado pela Coordenadora de Imunizações, Maricilda Pereira, e o Técnico em Enfermagem e Vacinador Antônio Valdecir (Cacau), na 1ª Oficina Amazônia Solidária Ofertada pelo COSEMS/AC em parceria com a FIOCRUZ e o COSEMS/AM aos Gestores Municipais de Saúde,

O evento teve como público alvo os coordenadores municipais de imunização e coordenadores de atenção básica, e realizado no Auditório do Palácio do Comércio, em Rio Branco, entre os dias 13 e 14 de fevereiro de 2023.

A principal pauta do encontro foi tratar a redução das barreiras comunicativas de acesso à vacina contra covid-19. Segundo Antônio Valdecir “A pandemia de covid-19 nos ensinou muitas coisas e nos fez entender cada vez mais a importância das vacinas, mesmo com a erradicação de muitas doenças exatamente pela vacinação ainda encontramos muitas barreiras e/ou aversão a algumas vacinas, em especial a que previne a COVID-19, sabemos que isso se dar principalmente pelas Fake News, informações falsas, por uma pessoa ou grupos que buscam espalhar informações erradas para tentar descredibilizar a importância das vacinas.

Vemos ainda que com o início da pandemia a população deixou de se vacinar e com consequência temos a volta de algumas doenças que já estavam erradica no Brasil, como exemplo a Febre Amarela e Sarampo, essa oficina veio tratar exatamente de como traçar estratégias para combatê-las.

Não podemos permitir que doenças já erradicadas voltem e só podemos evitar se colocarmos a nossa caderneta de vacina em dias, principalmente a do covid-19 que dizimou milhares de família, e nós somos os responsáveis para termos êxito nessa jornada. DIGA NÃO AS FAKE NEWS E SIM A VACINAÇÃO.”