Prefeitura de Xapuri realiza blitz educativa sobre hanseníase e saúde mental

A Prefeitura de Xapuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta sexta-feira (19/01), uma blitz educativa alusiva ao Janeiro Roxo, mês de prevenção e combate à hanseníase, e ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental.

A ação foi desenvolvida nas proximidades da Paróquia de São Sebastião, no centro. Os agentes de saúde e de educação da prefeitura distribuiram panfletos informativos sobre as duas doenças, além de conversar com os pedestres e motoristas sobre a importância de se prevenir e buscar tratamento precoce.

"A hanseníase é uma doença que pode ser curada, mas é importante o diagnóstico precoce para evitar sequelas. Por isso, estamos realizando essa blitz educativa para chamar a atenção da população para a importância de se conhecer os sintomas da doença", disse a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

O Janeiro Branco também foi lembrado na blitz. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. A depressão, a ansiedade e outras doenças mentais podem afetar a vida das pessoas de forma significativa. Por isso, é importante buscar ajuda profissional se você estiver sentindo algum desses sintomas.

"A depressão é uma doença que atinge muitas pessoas em todo o mundo. É importante que as pessoas saibam que não estão sozinhas e que existem tratamentos disponíveis", disse a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde.

A blitz educativa foi bem recebida pela população. Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre as duas doenças e se informar sobre os serviços de saúde disponíveis no município.

"Achei muito importante essa blitz educativa. Eu não sabia muito sobre a hanseníase e agora aprendi mais sobre a doença. Também achei muito importante falar sobre saúde mental. É um assunto que precisa ser mais discutido", disse uma condutora de Xapuri.