Prefeitura de Xapuri e Uninorte firmam parceria para internato em Medicina

Xapuri vai receber no 2º semestre de 2020 rodízio de 42 futuros médicos do Centro Universitário Uninorte para atuar na saúde pública de Xapuri e Prefeito Bira Vasconcelos comemora o acordo.

A Prefeitura de Xapuri, gestão "Xapuri de Mãos Dadas" do Prefeito Bira Vasconcelos (PT), firmou na manhã desta quinta, 19, em Rio Branco, junto ao Centro Universitário Uninorte, parceria para a implantação do Internato Rural em Medicina. A proposta é voltada para estudantes da primeira turma que estão em fase de conclusão dos estudos em medicina. A ação integra a matriz curricular do curso e é etapa essencial para a formação dos futuros médicos.

Mais de 40 acadêmicos participarão do projeto, que terá início no segundo semestre de 2020. Eles serão divididos em três grupos de 14 pessoas e cada um desses grupos ficará oito meses atuando em pelo menos sete unidades de saúde situadas nas zonas urbana e rural de Xapuri. Médicos farão a supervisão e, ao final do semestre, os estudantes serão avaliados. Xapuri conta hoje com apenas 5 (cinco) profissionais da medicina, escalados pelo Programa Mais Médicos.

De acordo com a pró-reitora acadêmica da Uninorte, Vanessa Igami, a população da cidade vai colher bons frutos dessa parceria.

“A gente se alegra ao ver que a prefeitura abriu as portas para a Uninorte entrar em Xapuri com essa ação. Ela é muito importante também para os próprios estudantes que em breve concluem o curso”.

A chegada dos quase médicos a Xapuri foi comemorada pelo prefeito Bira Vasconcelos, que assinou o termo para a implantação do internato no município.

“Não poderia estar mais satisfeito ao fazer essa parceria com uma instituição gigante, em termos de importância, como a Uninorte. Agradeço a confiança que tiveram na gente” pontua Bira.

Bira espera ainda que durante o internato alguns estudantes se apaixonem por Xapuri e, após a formação, voltem para contribuírem com a saúde pública da cidade de forma permanente.

“Nosso município é especial e tem muito da história do Acre”, afirma Bira.

O internato rural é coordenado pelo médico Amsterdam Sandres, que também participou da assinatura do termo de compromisso. Para ele, essa é uma etapa fundamental na formação dos futuros médicos. “O internato exige que toda a parte teórica aprendida na sala de aula seja colocada em prática, aperfeiçoando o futuro exercício médico. E os espaços onde circulam pacientes são cenários de prática extremamente ricos em oferecer essas experiências”. Também estão no roteiro dos acadêmicos visitas a seringais e comunidades ribeirinhas localizadas em Xapuri. A alimentação e estadia dos alunos será financiada pela prefeitura. Já a Uninorte arcará com as despesas de deslocamento, entre outras. De acordo com a coordenadora do curso de Medicina da instituição, a médica Rita Uchoa, o internato vai proporcionar aos estudantes conhecimento sobre a realidade de parte do interior do Acre.

“É de extrema importância que nossos futuros profissionais entendam como se faz saúde pública nos lugares mais afastados. E a população desses locais também ganha muito”, finaliza.