Prefeitura de Xapuri anuncia 11 mil de abono do Fundeb para os professores municipais

O prefeito Ubiracy Vasconcelos, de Xapuri, reuniu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac) e vereadores para anunciar, ao lado da secretária de educação, Fernanda Abreu, que os professores receberão o valor de 11 mil reais de abono referente às sobras do Fundeb.

Na última sexta-feira (26) o prefeito já havia sinalizado a área econômica para trabalhar no cálculo a fm de definir o valor do abono referente ao rateio das sobras dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).


O abono do Fundeb é uma medida excepcional e temporária com o objetivo de cumprir a Constituição Federal, que ampliou os gastos do Fundo com profissionais de educação de 60% para 70%, por conta da pandemia. Os detalhes serão estabelecidos por lei aprovada pela Câmara de Vereadores, no caso dos municípios.


Bira Vasconcelos disse que a sua intenção era a de que o abono pudesse ser pago a todos os servidores, mas ressaltou que isso não depende dele e nem dos vereadores, mas do que diz a lei. "Por enquanto, o anúncio do pagamento se refere apenas aos professores da rede municipal de ensino" informou o prefeito, que não descartou alcançar um número maior de servidores, se a legislação assim o permitir.