Mais um sonho tornando-se realidade: Prefeito Bira Vasconcelos REATIVA banda escola de música Dona Júlia Gonçalves Passarinho e entrega REVITALIZAÇÃO de sua sede.

“Tudo novo. Alteramos o nome para Banda Escola de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho. Compramos novos instrumentos, valorizamos os músicos e a história de nossa banda, e ainda revitalizamos sua sede. Um marco a nossa gestão”, diz Bira Vasconcelos, prefeito de Xapuri.

Um dos maiores patrimônios da cultura xapuriense, a Banda Escola de Música Municipal Dona Júlia Gonçalves Passarinho completará 48 anos de história no próximo 20 de janeiro de 2021. O nome homenageia a genitora de um “xapuriense ilustre”, o ex-senador, ex-ministro da república e ex-governador do Estado do Pará, Jarbas Passarinho.

Presença obrigatória em todos os eventos municipais às épocas passadas, a única Banda Escola de Música Municipal do Acre, entusiasmou gerações. Sejam nas arquibancadas do antigo estádio Góes e Castro, depois transformado em Álvaro Felício Abrahão, seja no coreto da Praça Getúlio Vargas (os quais também passam por Revitalização e serão reinaugurados muito em breve), os dobrados da nossa bandinha se tornaram parte viva da identidade xapuriense, como bem descreve José Peres de Souza, tocador de clarineta, aposentado, e o último mestre da atual geração da Banda.

No entanto, toda a sua história de reconhecimento e alegrias, teve seu fim. A partir de meados de 2013, a banda foi esquecida pelo Poder público e passou por deveras dificuldades, que culminou com sua “desativação”, a partir de um evento desastroso, a inundação histórica de 2015, que afetou parte da história de Xapuri, incluindo a banda, confira mais sobre o episódio clicando no link http://raimari9.blogspot.com/2016/02/banda-de-musica-de-xapuri-do-sonho-ao.html

A partir de 2017, tudo se transforma. A gestão Xapuri de mãos dadas “pegou o projeto pra si”, e iniciou a reconstrução da banda, iniciando pela realocação de recursos próprios ao fortalecimento da cultura no município, valorização dos músicos, aquisição de novos instrumentos e revitalização geral de sua sede.

Nesta sexta-feira, 14, às 8h, a Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho foi devidamente REATIVADA juntamente com sua sede situada à Rua Childerico Maciel, Centro, Xapuri – Acre. O evento foi singelo, como sugere o cenário de pandemia, mas seu significado grandioso, pois firma o retorno de uma das maiores histórias vivas de nossa amada Xapuri.

Na primeira gestão de Bira Vasconcelos (2009/2012), a mesma já havia sido revitalizada, e agora em seu segundo mandato fora novamente revitalizada.