Prefeito Bira Vasconcelos prestigia lançamento de Patrulhamento Comunitário Rural em Xapuri da Polícia Militar do Acre

Com intuito de estabelecer um trabalho colaborativo e integrado com a comunidade local, a Polícia Militar do Acre (PMAC) lançou neste sábado, 6, o Patrulhamento Comunitário Rural no município de Xapuri. A ação é pioneira e conta com o apoio da Prefeitura de Xapuri, Sindicato dos Produtores Rurais e CooperXapuri. A solenidade ocorreu na Fazenda Borda da Mata e contou com a participação de extrativistas, agropecuários e produtores rurais.

Com uma viatura com acesso internet via satélite, a primeira do Estado do Acre, oferecendo o acesso ao banco de dados institucionais no meio da floresta e com apoio de quadriciclos e drone, entregues no evento, a Polícia Militar fortalece a segurança ao homem do campo. Além disso, a instituição consolida o modelo de policiamento comunitário, um dos eixos de seu plano estratégico, e se aproxima ainda mais da comunidade.

Aldineia Novais, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, durante a sua fala ao público aproveitou para enfatizar a importância da ação para o homem do campo. “Esse é um sonho antigo e que hoje está sendo concretizado. Quero agradecer por esse belo trabalho e deixar nosso sindicato à disposição para projetos que visem o bem-estar do nosso produtor rural”, destacou.

O prefeito Bira Vasconcelos fez questão de prestigiar o lançamento do Patrulhamento Comunitário Rural da Polícia Militar do Acre em Xapuri e destacou "O lançamento deste novo modelo de policiamento é um marco importante para a segurança pública do nosso município. Com o Patrulhamento Comunitário Rural, a Polícia Militar estará mais próxima da comunidade rural, trabalhando em parceria com os moradores para prevenir e combater a criminalidade. Essa é uma ação essencial para garantir a segurança e a tranquilidade dos nossos produtores rurais e de suas famílias. Gostaria de parabenizar o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, e todos os policiais militares que estão envolvidos nesta iniciativa. Sei que vocês estão comprometidos em fazer a diferença na vida da nossa população. Agradeço também ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, que tem sido um parceiro importante da Prefeitura nessa ação. Juntos, estamos trabalhando para construir uma Xapuri mais segura e próspera." finalizou o prefeito xapuriense.

O comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, destacou que o lançamento do novo policiamento se alinha à filosofia adotada pela instituição de estar próxima à comunidade. “Estamos aqui para ouvir a comunidade, para saber dos seus anseios. Nesta oportunidade estamos consolidando um programa ligado ao nosso plano estratégico, que é servir a sociedade, fazendo Segurança Pública, respeitando os direitos humanos, levando em conta os princípios de Polícia Comunitária”, enfatizou.

O tenente Roberto Farias, comandante da Companhia de Xapuri, agradeceu as parcerias que visam oferecer um melhor serviço à comunidade. “Existe um jargão militar que diz: missão dada é missão cumprida. Doze meses atrás fui incumbido pelo comandante-geral de implantar a primeira patrulha rural do Acre aqui no município de Xapuri. E hoje os senhores vendo tudo isso, é resultado da união de forças que fez e faz a diferença na vida do produtor rural”, disse.

Estiveram presentes à solenidade, a diretora operacional da PMAC, coronel Marta Renata; o presidente da CooperXapuri, Sebastião Nascimento; prefeito Bira Vasconcelos, vice-prefeita Maria Auxiliadora; comandante do 1º BPM/PM, tenente-coronel Agleison Alexandrino; chefe do gabinete do comandante-geral, tenente-coronel Airton Leitão, demais autoridades civis e militares.