Prefeito Bira Vasconcelos assina Ordem de Serviço para Revitalização do Museu

Atualizado: 7 de ago. de 2020

Prefeito Bira Vasconcelos (PT) retoma obra de revitalização da Casa Branca "museu" em Xapuri parada há cinco anos.

Em plena data marcou o início do fato histórico mais importante do Acre, a Revolução Acreana, nesse 6 de agosto de 2020, o prefeito Bira Vasconcelos, assina ordem de serviço para continuidade da revitalização do museu de Xapuri.

Pela passagem da revolução não haverá celebrações no município devido ao aumento de casos positivos da COVID-19 e também em atendimento aos protocolos sanitários exigidos pela Secretaria Municipal de Saúde - SEMUSA. Mas esta data será lembrada além da revolução acreana, também do início da revitalização do museu em Xapuri.

A obra de restauração do antigo prédio está parada há 5 anos, desde a gestão do ex-prefeito Marcinho Miranda, por conta de problemas com o convênio firmado junto ao Ministério do Turismo. A reforma previa melhorias do patrimônio e da praça Plácido de Castro, que fica ao lado, além de adaptações estruturais para garantir o acesso de portadores de necessidades especiais, como a inclusão de um elevador no projeto original.

Inicialmente, foram destinados R$ 495 mil oriundos de emenda do senador Sérgio Petecão para a restauração do espaço cultural. O contrato de repasse tem a interveniência da Caixa Econômica Federal. Vários “gargalos” burocráticos vinham impedindo a retomada dos serviços, que, finalmente depois de muitos diálogos em Brasília - DF, foi anunciada na manhã desta quinta-feira, 6, pelo prefeito Bira Vasconcelos.

Sobre a Revolução Acreana - 6 de agosto

Xapuri foi o local onde eclodiu, há 118 anos, a Revolução Acreana. Porém, um ato alusivo ao movimento armado liderado pelo gaúcho revolucionário Plácido de Castro foi realizado pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira, 6, a assinatura da Ordem de Serviço para a continuidade da reforma do Museu Casa Branca.