Nota de repúdio - Sobre a merenda escolar

Atualizado: 10 de out. de 2018

A Prefeitura de Xapuri através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED vem a público manifestar REPÚDIO às deveras manifestações veiculadas nos mais diversos meios de comunicação, alusivas ao suposto fornecimento de merenda escolar vencida aos alunos da Escola Municipal Latife Zaine Kalume, e, contrapor os pontos que de maneira leviana foram levadas a público:

A merenda escolar é distribuída pela SEMED mensalmente às escolas urbanas e rurais do município, sendo acompanhadas de cardápio e quantidades de produtos/itens necessários para o mês, elaborado pela nutricionista responsável, justamente para se evitar a falta e o acúmulo exagerado de mantimentos nas escolas;

As bolachas encontradas no pré-escolar Latife Zaine Kalume que venceram no dia 20/09/2018 foram entregues na escola para serem consumidas durante o mês de junho, porém, devido alterações no cardápio não foram todas consumidas. Logo, observa-se que sobraram de um mês para o outro. Como venceram na semana do Sarau Escolar, não deu tempo de providenciar a devolução para a SEMED.

A merenda escolar que se encontra hoje no setor de merenda é a que começou a ser entregue nas escolas rurais e sua validade é de 90 dias e a mesma refere-se ao cardápio e consumo durante o mês de outubro;

Jamais a nutricionista da SEMED orientou nenhuma escola da rede municipal de ensino a servir alimentos vencidos a seus alunos; e,

A SEMED jamais recebeu por parte do fornecedor, neste caso a empresa M.C Cavalcante, alimentos vencidos e/ou estragados.

Por fim a Secretaria manifesta sua total confiança no trabalho exercido pela gestão escolar da Escola Latife Zaine Kalume e fortalece que a SEMED acompanha a entrega e utilização da merenda em cada escola municipal e que em nenhum momento esse produto foi distribuído aos alunos.

Prefeitura de Xapuri