Informação é a chave para o sucesso de sua saúde. Se liga nas dicas.

Caro Munícipe,

Orientamos que estamos vivendo num cenário complicado devido as novas cepas da coronavírus, ocasionando uma possível terceira onda da doença, aliada a nova gripe e a síndrome de mão-pé-boca,causada pelo vírus coxsackie, estão nos obrigando a tomar decisões difíceis, para garantir a segurança da coletividade e assistir a todos aqueles que necessitam do serviço de saúde.

Assim sendo, pedimos que só comparecem as unidades de saúde para testagem de covid-19, se apresentar os sintomas, preferencialmente entre o terceiro ou sétimo dia, evitando resultados "falso-negativo". Se teve contato com casos positivos da doença, a recomendação do Ministério da Saúde e autoridades sanitárias, compartilhada pela Semusa, é isolamento por 7 dias. Caso o paciente apresente sintomas mais graves como febre alta, dificuldade para a respirar, busque imediatamente a unidade hospitalar de Xapuri.

Na rede municipal, só será testado o paciente mediante solicitação médica ou de enfermagem. Os exames não são agendados, e realizados na UBS Felix Bestene. Exceto nos dias de consultas de pré-natal, estas são de livre demanda e feitas no período integral da manhã e parcialmente agendado para o período da tarde.

No momento, a prefeitura de Xapuri, encontra-se com alguns de nossos guerreiros da saúde (profissionais médicos e de enfermagem afastados), assim sendo, pedimos sua atenção e colaboração nesse momento, delicado para todos, e estamos trabalhando para continuar garantindo uma atenção básica de qualidade e efetiva aos xapurienses.

Por fim, para obter mais informações sobre o Coronavírus/Covid-19 e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.

Os aplicativos estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android:

Para baixar o app iOS clique aqui.

Para baixar o app Android clique aqui

Também é uma boa prática acessar o site do município www.xapuri.ac.gov.br e nossa rede social no facebook: https://www.facebook.com/xapuriedetodosnos.